Seconci-SP modernizará confecção de coroas e próteses dentárias

O Seconci-SP implementará, em breve, um moderno procedimento para a confecção de coroas e próteses dentárias, denominado Fluxo Digital. O anúncio foi feito pelo dr. Jefferson Podestá Brandão, gerente de Odontologia da entidade. 

De acordo com Brandão, no método convencional, o dentista realiza uma moldagem anatômica do dente que receberá a coroa, ou da arcada dentária que terá contato com a prótese. Posteriormente, o protético trabalhará sobre o modelo de gesso extraído e confeccionará manualmente as peças.

“Todo esse processo leva tempo, requer provas e ajustes até a boa adaptação à boca. Às vezes gastam-se mais materiais para a moldagem, porque podem ocorrer repetições de todo o processo por falha ou fratura de modelos. Podem resultar peças que não se adaptam ou não alcançam a satisfação estética do paciente”, comenta o gerente de Odontologia do Seconci-SP.

No Fluxo Digital, não há moldagem: o dentista prepara o dente ou a arcada dentária e em seguida realiza um escaneamento que gera uma imagem, armazenada em um software. O escaneamento proporciona maior conforto que a moldagem, principalmente para pacientes que sentem ânsia durante esse procedimento. E também permite a realização de planejamentos mais assertivos e agilidade de tratamento, possibilitando que o dentista compartilhe as imagens com o paciente.

Na sequência, com o auxílio de um banco de dados que define a coroa ideal ou a prótese, o protético realiza o design delas no computador. Essa etapa permite simulações de movimentação, análise estética e avaliação do resultado antes mesmo do início do tratamento. A seguir, o profissional dá o comando e as peças são confeccionadas em uma das duas impressoras 3D adquiridas pelo Seconci-SP, uma para peças grandes e outra para menores.

As vantagens, destaca o gerente de Odontologia, são múltiplas: “Obtém-se precisão, ganha-se tempo e agilidade, evitam-se ajustes e repetições, economiza-se material e as peças adaptam-se perfeitamente. Com isso, ganha-se em qualidade, produtividade e satisfação do paciente.”

(Com informações do Seconci-SP)

The post Seconci-SP modernizará confecção de coroas e próteses dentárias appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.