CBIC divulga atualização do Guia Contrate Certo

Em um contexto de rápida evolução tecnológica e o constante surgimento de novos modelos de negócios, a terceirização tem sido estratégia crescente nas atividades empresariais. A capacidade de acessar profissionais especializados, reduzir custos para as empresas e alcançar uma força de trabalho flexível colocam a terceirização como possibilidade para maior competitividade e eficiência às empresas. 

Na construção civil, a terceirização de serviços especializados é prática comum, com a realização da contratação por meio de empreitada e subempreitada, com o envolvimento de empreiteiros para realização das obras.

No entanto, para a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), é fundamental que as empresas estejam vigilantes ao cumprimento das normas trabalhistas, de segurança e de qualidade, assegurando a proteção dos profissionais e a manutenção de padrões de excelência em todas as fases do projeto. 

Para orientar as empresas do setor, a CBIC atualizou o Guia Contrate Certo. Produzido em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), a nova edição oferece orientações recentes aos empresários sobre a gestão adequada dos aspectos relacionados à mão de obra na construção. O guia se destaca por fornecer ferramentas essenciais para otimizar todo o processo de contratação, desde o planejamento e seleção do empreiteiro até a análise e contratação do prestador de serviços. 

De acordo com o presidente da CBIC, Renato Correia, o material destaca a importância da formalização correta das condições dos serviços, acompanhamento e fiscalização da execução para garantir a qualificação da atividade e o respeito às leis e à proteção ao trabalhador. “O Guia é uma valiosa fonte de informações que visa não apenas facilitar o processo de contratação na construção civil, mas também garantir a segurança e os direitos dos trabalhadores, promovendo um ambiente de negócios saudável e sustentável no setor”, disse. 

A modernização do mercado de trabalho brasileiro também passa pela terceirização de serviços, que, segundo o vice-presidente de Política de Relações Trabalhistas da CBIC, Ricardo Michelon, representa produtividade, geração de empregos especializados, redução de custos e segurança jurídica nas contratações. No entanto, ele alerta que a terceirização não deve ser confundida com a precarização dos direitos trabalhistas ou a flexibilização dos cuidados com segurança e saúde.

“Ao oferecer informações de qualidade, a CBIC visa contribuir para melhorar o ambiente de negócios na construção, aumentar a segurança jurídica e reforçar a responsabilidade das empresas do setor. O guia destaca a importância de garantir ambientes de trabalho seguros e produtivos, esclarecendo responsabilidades entre contratantes e contratadas”, explicou.

O tema tem interface com o projeto “Segurança e Saúde no Trabalho e Relações Trabalhistas na Indústria da Construção”, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).

The post CBIC divulga atualização do Guia Contrate Certo appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.