CBIC anuncia ganhadores do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social

Nesta terça-feira (12) a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), anunciou os ganhadores do “Prêmio CBIC de Responsabilidade Social – Troféu Paulo Safady Simão – 16ª Edição”. A premiação é uma realização da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, com a correalização do SESI Nacional.

Com o intuito de destacar e divulgar as iniciativas positivas desenvolvidas pelo setor da construção, o prêmio usa como critério os pilares da ISO 26000 como direitos humanos, sustentabilidade, conformidade, envolvimento e desenvolvimento comunitário. 

As premiações são destinadas a quatro categorias: Empresa, Entidade, Cadeia Produtiva (nova categoria) e Reconhecimento Social. Os projetos buscam transformar vidas e promover impactos reais por meio do cuidado com as pessoas e o meio ambiente. 

O presidente da CBIC, Renato Correia, celebrou o evento e destacou ser um momento de acolhida de toda a família CBIC. “Aqui nós temos pessoas do Brasil inteiro. Os projetos aqui apresentados fazem parte desta CBIC humana, que constrói para as pessoas”, disse. 

A vice-presidente de responsabilidade social da CBIC, Ana Cláudia Gomes destacou que as luzes estão acessas para a pauta de responsabilidade social e evidenciou a audiência pública realizada na Câmara dos Deputados sobre Projeto de Lei (PL) 4638/23, proposto pela deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA), para instituir o Dia Nacional das Mulheres na Construção Civil. A deputada esteve presente no evento e participou da entrega das premiações. 

“Hoje é um dia muito especial para a responsabilidade social e para a indústria da construção brasileira. Além da audiência que participamos, tivemos mais de mais de 50 inscrições para nosso prêmio, que conta com empresas e projetos que acontecem que podem transformar verdadeiramente transformar a nossa indústria”

Durante o evento, Ana Cláudia também destacou a presença e participação do grupo CBIC Jovem que começa um novo grupo para trabalhos em 2024. 

PREMIADOS

Categoria EmpresasProjeto ACREDITAR SEMPRE

O projeto Acreditar sempre é de responsabilidade da Construtora Apia e visa a reforma e construção buscando levar dignidade e conforto aos colaboradores e fazendo a diferença na vida das famílias. 

A diretora administrativa da Construtora, Bruna Taveira, comemorou a premiação e disse ser uma noite muito especial. “Ter o reconhecimento do nosso projeto, que fazemos com muito carinho, e onde transformamos a vida das pessoas construindo e reformando moradias de funcionários que precisam nos traz muita alegria. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas tenham uma moradia digna. Estamos muito felizes com o prêmio” disse. 

Entidades – Projeto POLICLÍNICA DO TRABALHADOR

O projeto Policlínica do Trabalhador da Construção Civil do Distrito Federal, do Seconci-DF, proporciona acesso a especialidades médicas antes restritas, como urologia, aliviando filas de espera na rede pública.

O presidente do Seconci-DF, Carlos Eugênio Franco agradeceu pelo reconhecimento do trabalho desempenhado pela entidade. “Eu atuo na área social desde criança e está no meu sangue desde jovem a pauta social. É uma realização pessoal e profissional receber este prêmio e ter o conhecimento do trabalho que fazemos no Seconci-DF”, disse. 

Cadeia Produtiva – Projeto CORAL MULHERES NA COR 

O projeto Coral Mulheres na Cor, da empresa AkzoNobel, visa capacitar mulheres na área de pintura, trazendo transformações significativas para as participantes e suas comunidades. 

“É uma grande honra estar representando um time de mais de 15 pessoas que fazem o projeto acontecer, criando e executando o projeto coral mulheres na cor. Ter o reconhecimento da CBIC é muito significativo para nós, e a partir desse momento, podemos dar continuidade ao projeto com mais uma turma, transformando a vida de tantas mulheres e das suas famílias para que elas possam, a partir da cor, transformar o mundo e a vida delas”, disse a analista sênior de diversidade, equidade e inclusão e responsabilidade social da AkzoNobel, Fernanda Waj. 

Para Fernanda, receber o prêmio é uma grande responsabilidade. “Entendemos nossa responsabilidade para continuar esse ciclo de transformação, inspirando mais pessoas a mudar a vida de mais mulheres, em busca de um mundo mais igualdade de gênero, para que as muares possam, sim, estar onde que elas quiserem, e se sintam empedradas e representadas em todos os setores, principalmente no da construção”, destacou.  

Reconhecimento Social

O prêmio de responsabilidade social foi destinado ao Serviço Social do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná Região Noroeste (Seconci-PR/Noroeste), pelo projeto desempenhado para oferecer qualidade de vida, saúde e segurança ao trabalhador da construção civil. 

De acordo com o presidente da entidade, Makihiro Matsubara, destacou que o Seconci tem sido reconhecido na região pela prestação de serviços oferecidos aos trabalhadores da construção e comemorou a conquista. “Foi uma honra receber o prêmio CBIC sobre responsabilidade social. O reconhecimento da entidade é muito importante, nossas ações estão sempre voltadas para o desenvolvimento da construção civil”, disse. 

A iniciativa tem interface com o projeto “Responsabilidade Social na Indústria da Construção”, da Comissão de Responsabilidade Social (CRS/CBIC), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

The post CBIC anuncia ganhadores do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.