Confiança na agenda econômica é primordial, avalia cientista político em evento da CBIC

O cientista político Leonardo Barreto apresentou uma análise detalhada do atual cenário político e econômico durante a reunião do Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que ocorreu nesta segunda-feira (11). Ele destacou a relação do Executivo com o Congresso Nacional e ressaltou que a confiança na agenda econômica é crucial para superar os desafios atuais e garantir o crescimento sustentável do país.

Ele compartilhou dados de pesquisas recentes realizadas no Congresso Nacional, revelando que a oposição ao governo ainda é significativa, e muitos deputados estão enfrentando dilemas ao apoiar medidas impopulares.

Barreto ressaltou que, apesar dos desafios, o governo mantém uma popularidade razoável e o presidente da República tem uma margem de aprovação considerável, especialmente entre os segmentos que o apoiam. No entanto, ele alertou sobre a falta de uma maioria confortável no Parlamento, o que pode dificultar a aprovação de medidas importantes.

Ainda durante sua análise, Leonardo Barreto destacou a importância de se compreender a dinâmica do Legislativo e a necessidade de se construir uma base sólida para implementar as medidas necessárias. “A confiança na agenda econômica é crucial para superar os desafios atuais e garantir o crescimento sustentável do país”, disse o cientista político. 

Destacando o ponto trazido por Barreto sobre a relação Executivo e Legislativo, o presidente do conselho consultivo da CBIC, José Carlos Martins, considerou como equilibrado. “A gente precisa ver sob uma ótica um pouco mais ampliada. O país elegeu um Executivo de esquerda e um Legislativo de direita. Então é natural esse antagonismo entre os dois. Para a democracia brasileira é positivo, equilibrado, sem impor nem um lado e nem o outro”, avaliou. 

O presidente da CBIC, Renato Correia, ao comentar sobre o cenário apresentado por Barreto, destacou a importância do diálogo contínuo entre os setores público e privado. Ele ressaltou a necessidade de colaboração para construir consensos e promover políticas que impulsionem o desenvolvimento sustentável do país. 

“Expresso otimismo em relação às oportunidades de crescimento, destacando o papel fundamental da CBIC na busca por soluções conjuntas que beneficiem a sociedade como um todo. Reafirmo o compromisso da CBIC em contribuir para um ambiente favorável aos negócios e à prosperidade do país”, afirmou Renato Correia.

The post Confiança na agenda econômica é primordial, avalia cientista político em evento da CBIC appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.