CPRT apresenta balanço de 2023 em última reunião do ano

Nesta quinta-feira (7), a Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou sua última reunião do ano. O encontro contou com integrantes da comissão para debater o balanço de atividades realizadas em 2023 e as perspectivas para o próximo ano.

O papel da Saúde e Segurança no Trabalho (SST) vai além da prevenção de acidentes, ela é fundamental para o avanço do setor, apontou o vice-presidente de Política de Relações Trabalhistas da CBIC, Ricardo Michelon.

“Um ambiente de trabalho seguro favorece a produtividade e a melhor maneira de levar a informação para a ponta, em cada estado, é ampliar as iniciativas dos estados”, afirmou o coordenador do Grupo de Intercâmbio de Segurança e Saúde no Trabalho da CPRT/CBIC,  Haruo Ishikawa. 

Durante o balanço do ano, o consultor da CBIC, Clóvis Queiroz, destacou o trabalhado das Normas Regulamentadoras (NR’s), desempenhadas pela comissão, e apresentou os principais julgamentos do STF em 2023, em pautas trabalhistas. De acordo com o consultor, acompanhar as pautas trabalhistas que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) é muito importante para ampliar o debate sobre o tema. 

Durante o encontro, também foram apresentados os materiais desenvolvidos pela comissão, como artigos, informativos, elaboração e atualização de materiais orientativos para a indústria da construção. O fio condutor da CPRT é a segurança e saúde no trabalho, atuando sempre para a melhoria na gestão social, explicou a gestora da comissão, Gabriela Serafim

Para 2024, a CPRT tem como um objetivo, intensificar a participação do grupo de trabalho para desenvolver inteligência e disseminar, ainda mais, os conteúdos da comissão, para criar uma representatividade cada vez maior, apontou Ricardo Michelon. 

Diante do cenário de redução de mão de obra no setor da construção e com o intuito de ampliar o entendimento do cenário de profissionais do setor, a consultora sênior de Inovação do IEL do Rio Grande do Sul, Greice de Rossi, apresentou um trabalho que está sendo desenvolvido regionalmente, para atuar no desenvolvimento de estratégias para atrair, capacitar e reter talentos no setor da construção. “Estamos desempenhando um trabalho para identificar os pontos de melhoria e inovação dos profissionais do setor e sermos mais assertivos nessas áreas”, disse. 

A proposta de cronograma é que o trabalho de pesquisa seja iniciado em janeiro de 2024, o planejamento em março e as ações de abril a junho, detalhou. 

Ao falar em saúde e segurança no trabalho e relações trabalhistas, o principal enfoque são as pessoas, enfatizou Michelon. “Estou muito empolgado com esse trabalho, que busca, acima de tudo, desenvolver inteligência”, disse. 

De acordo com Michelon, o projeto piloto, realizado em parceria com Sesi, Senai e IEL, permitirá entender quais as dores, anseios e dificuldades no setor em relação à mão de obra. “Isso vai ajudar todo mundo na medida em que a gente melhora o entendimento do trabalhador e do ambiente”, apontou. 

O tema tem interface com o projeto “Segurança e Saúde no Trabalho e Relações Trabalhistas na Indústria da Construção”, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).

The post CPRT apresenta balanço de 2023 em última reunião do ano appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.