Ademi DF realiza Prêmio Mérito Imobiliário e homenageia personalidades do DF

A Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi DF) homenageou personalidades que contribuíram para o fortalecimento e expansão do mercado imobiliário do Distrito Federal. A primeira edição do Prêmio Mérito Imobiliário Ademi DF foi entregue durante jantar na noite da quarta-feira (06/12), em evento restrito a convidados na capital federal. Estiveram presentes empresários e dirigentes de entidades do setor da construção, autoridades do poder Executivo e Legislativo local, profissionais do setor e outras personalidades.

“Nosso setor, a despeito dos muitos desafios e incertezas que pautam o nosso país, tem se mantido como vetor de desenvolvimento”, afirmou Roberto Botelho, presidente da Ademi DF, em breve discurso de boas-vindas aos convidados. “Nossas empresas têm mantido seus investimentos, levando moradia digna e legal para as pessoas; gerando emprego e renda, contribuindo para movimentar a economia. Os agraciados dessa noite, com seu trabalho, nos ajudaram a manter o mercado resiliente, a oferecer produtos de qualidade para o comprador e a mostrar para a sociedade a importância do nosso setor”, acrescentou.

Botelho destacou que a Ademi DF tem atuado para fortalecer o mercado imobiliário, pela ampliação da oferta de moradia legal e digna, pelo apoio ao enfrentamento da ocupação ilegal e da informalidade, pelo cuidado com o trabalhador entre tantas outras demandas legítimas do setor. “E continuaremos fazendo isso, em benefício de nossas associadas e dos nossos clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores.

Em 2023, foram homenageadas 16 personalidades, entre empresários, autoridades, parceiros e profissionais de comunicação cujo trabalho fez diferença para o mercado imobiliário como os ex-presidentes da Ademi DF Paulo Octávio Alves Pereira; Adalberto Cleber Valadão; Paulo Muniz e Eduardo Aroeira Almeida; Dionyzio Klavdianos, ex-presidente do Sinduscon-DF; Rose Rainha, diretora superintendente do Sebrae-DF; Mateus Leandro Oliveira, ex-secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal.

Objeto emblemático – Também receberam a honraria Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal; Celina Leão, vice-governadora do DF; deputado Wellington Luiz, presidente Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF); Paulo Henrique Costa, presidente do BRB; Izídio Santos, presidente da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal  (Terracap); Marcelo Vaz, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (SEDUH); José Humberto Pires, secretário do governo do DF; e os jornalistas Samantha Sallum, colunista do Correio Braziliense, e Ricardo Nobre, editor do Jornal de Brasília.

A distinção foi entregue àqueles cuja atuação induziu avanços para o mercado imobiliário aderentes à pauta estratégica do setor como a melhoria do ambiente de negócios, segurança jurídica e modernização de marcos regulatórios, combate à ocupação ilegal de terras e à informalidade, oferta e ampliação de crédito, novas oportunidades de negócios, responsabilidade social, modernização e aceleração tecnológica entre outros vetores defendidos pela Ademi DF.

O design do troféu foi pensando pela Lavanda Digital, agência de comunicação digital da Ademi DF, em parceria com a URB Memórias e reproduz uma das fachadas mais emblemáticas do DF: a peça traz um fragmento do Teatro Nacional, confeccionado em concreto. Ao recebê-lo, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, reafirmou que fará a reforma do teatro, um dos espaços culturais mais importantes do DF. “Nós faremos a reforma do teatro”, disse o executivo.

Agraciado pela condução de iniciativas que resultaram em maior segurança jurídica, como a aprovação da lei de parcelamento do solo entre outras, o governador destacou a importância do mercado imobiliário e sinalizou a criação de novos bairros legalizados no DF. “Desde o início, na campanha em 2018, deixei bem claro o compromisso que tenho com o setor imobiliário do Distrito Federal”, afirmou. “Vamos criar outros setores e empreendimentos imobiliários. Então, contem comigo, que vamos continuar trabalhando”, frisou.

Vetor de desenvolvimento – A importância da atividade imobiliária foi destacada também pela vice-governadora do DF, Celina Leão, que destacou as dificuldades enfrentadas pelo empresário do setor. “Quando eu estive na Câmara Distrital, eu via o que esse segmento passava antes desta gestão. Era muita luta e dificuldade. Tenho orgulho de fazer parte do governo que realmente mudou essa realidade”, disse Leão ao receber o Prêmio.

O presidente do Banco de Brasília, Paulo Henrique Costa, sublinhou a importância do mercado imobiliário para a economia e a parceria do banco com a Ademi DF para estimular o desenvolvimento da cidade. “O governador estabeleceu como prioridade do ponto de vista do negócio o relacionamento com o setor. Naquele momento, o BRB tinha menos de 3% de participação, hoje temos 56% do mercado imobiliário”, comentou.

Entidade do setor imobiliário no Distrito Federal que aglutina e representa os mais importantes players desse segmento, a Ademi DF celebra 40 anos de atuação em 2023. Com 56 associadas, reúne incorporadoras, construtoras, imobiliárias, escritórios de arquitetura, escritórios de engenharia e meio ambiente, e instituições financeiras, o que lhe confere representatividade e credibilidade como porta-voz para liderar a agenda institucional do segmento. A Ademi DF representa cerca de 85% do mercado imobiliário do DF: o perfil de suas associadas lhe confere peso político e competência técnica, fortalecendo sua atuação.

Estratégico na indústria da construção, o setor imobiliário tem impacto decisivo na economia e no desenvolvimento do DF pela geração de empregos, renda, arrecadação de tributos e estímulo a outros segmentos industriais, assim como pelo provimento de moradia digna e qualidade de vida para a população.

(Com informações da Ademi DF)

The post Ademi DF realiza Prêmio Mérito Imobiliário e homenageia personalidades do DF appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.