Seconci/PR Noroeste: destaque no Prêmio CBIC de Responsabilidade Social

Em um reconhecimento merecido por seu compromisso com a comunidade e os trabalhadores da construção, o Serviço Social do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná, Região Noroeste (Seconci/PR Noroeste) será agraciado com o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social 2023 – Troféu Paulo Safady Simão, na categoria “Reconhecimento Social”. 

A iniciativa, que tem o intuito de reconhecer e divulgar as boas ações desenvolvidas pela construção civil, premiará este ano quatro categorias: Empresa, Entidade, Cadeia Produtiva (nova categoria) e Reconhecimento Social, com prêmios de até R$ 25 mil.

Em entrevista ao CBIC Hoje, Makihiro Matsubara, presidente da entidade, contou um pouco do impacto positivo e a história fundamental que fazem do Seconci uma referência no setor.

Desde sua criação em 2009, o Seconci/PR Noroeste traçou um caminho singular no apoio àqueles que desempenham um papel essencial na construção civil. Antes, a assistência aos trabalhadores era terceirizada, mas a fundação do Seconci trouxe uma mudança significativa, centrando-se no propósito claro de proporcionar qualidade de vida, saúde e segurança aos trabalhadores do setor. “Nosso objetivo é oferecer qualidade de vida, saúde e segurança ao trabalhador da construção civil”, afirmou Matsubara.

Os serviços oferecidos pelo Seconci vão além da oferta convencional. Consultas médicas, tratamentos odontológicos e acompanhamento psicológico são realizados em clínicas modernas até as 20h, proporcionando conveniência aos trabalhadores. “Tudo é sem custo para o trabalhador, já que os serviços são mantidos pelas construtoras”, explicou o presidente do Seconci. 

Além dos serviços médicos, o Seconci/PR Noroeste se destaca por oferecer treinamentos abrangentes sobre normas regulamentadoras e uma variedade de exames. “Com os treinamentos sobre as normas regulamentadoras, a entidade contribui para a redução de acidentes”, pontuou Matsubara. 

O impacto do Seconci vai além dos limites da construção civil. A entidade desempenha um papel vital na melhoria das condições de vida na comunidade. Os atendimentos médicos e odontológicos, agendados com praticidade, não apenas reduzem as faltas ao trabalho, mas também promovem a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.

Parte integrante do Comitê de incentivo à formalidade, o Seconci estabelece colaborações sólidas que vão além de suas operações diretas. Visitas regulares a canteiros de obras garantem o cumprimento das normas de Saúde e Segurança do Trabalho, legislação trabalhista e convenções coletivas.

“Utilizamos um check-list para levantar as condições básicas de atendimento à legislação de Saúde e Segurança do Trabalho”, destacou o presidente. 

Apesar dos sucessos, o Seconci enfrenta desafios significativos. O número crescente de atendimentos destaca a necessidade de expandir suas operações para alcançar um maior número de trabalhadores. Atualmente, com mais de 10 mil procedimentos anuais, a entidade trabalha incansavelmente para atender à demanda e aumentar a formalidade nos canteiros de obras.

À medida que o Seconci/PR Noroeste olha para o futuro, a comunidade local desempenha um papel crucial. Recentemente, houve a expansão dos serviços odontológicos para incluir próteses dentárias. É um serviço bastante procurado, pois a conservação da dentição a partir do tratamento do canal e a consequente proteção desse tratamento com uma prótese trazem dignidade ao trabalhador, melhorando o sorriso e a mastigação”, disse Makihiro Matsubara.

O prêmio integra o projeto “Responsabilidade Social na Indústria da Construção”, uma realização da Comissão de Responsabilidade Social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CRS/CBIC, com a correalização do Sesi Nacional.

The post Seconci/PR Noroeste: destaque no Prêmio CBIC de Responsabilidade Social appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.