Sinduscon-PE comemora 82 anos e lança luz sobre a importância do Compliance

Fundado com a missão de garantir o desenvolvimento do setor da construção civil do estado de Pernambuco, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE) completou 82 anos nesta quarta-feira (22).

“Ao longo de mais de oito décadas, a entidade busca através de seus projetos e atividades defender a adoção de regras claras para o desempenho sustentável das atividades empresariais do segmento construtivo, do setor imobiliário ao segmento atuante nas obras públicas”, comemora o presidente do Sinduscon-PE, Antônio Cláudio Sá Barreto Couto.

Em comemoração, a entidade, sempre consonante com as principais pautas da atualidade e de vanguarda, promoveu em conjunto com a Compliance Station o seminário “Cenário do Programa de Integridade em Pernambuco”. Durante o evento foram trabalhados os benefícios da implementação de um mecanismo de integridade nas empresas de construção, e como essa tendência está se mostrando no estado.

A programação foi composta por três palestras, ministradas por Marcelo Borowski, CEO e sócio da Compliance Total e autor do livro “Compliance: Fundamentos e Reflexões para Integridade nas Empresas”; Aurora Barros, consultora do projeto piloto Sinduscon-PE/Compliance e coordenadora MBA Compliance e ESG da Católica Business School; e por Letícia Mendonça, advogada especialista em Compliance, presidente da Comissão de Compliance de Pernambuco, representante do Conselho Federal da OAB de Compliance.

“Investidores, especialmente aqueles que são sensíveis a questões éticas, podem ser mais propensos a investir em empresas que demonstrem práticas sólidas de compliance. Isso pode fornecer capital para expansão e desenvolvimento de novos produtos ou serviços”, comentou a advogada Letícia Mendonça, reforçando também que uma inovação responsável também é estimulada pela adoção do Compliance. “A conformidade pode estimular a inovação responsável, pois empresas que buscam atender a padrões ambientais, sociais e de governança muitas vezes são impulsionadas a inovar de maneiras que beneficiem não apenas seus negócios, mas também a sociedade como um todo”, defendeu a especialista, diante de um público formado por representantes das empresas associadas e de convidados do Sinduscon-PE.

Sobre a data especial do sindicato, a vice-presidente da entidade e da CBIC, Betinha Nascimento, apontou: “trabalhamos no sentido de sermos reconhecidos como principal e mais relevante fonte de informações e consultas sobre as atividades da construção civil no estado pela sociedade e pelo poder público, além de prioritariamente, pelos empresários do setor”.

Presidente e vice lembram que entre as metas do Sinduscon-PE estará sempre a de gerar emprego e renda, bem como fortalecer a entidade e agregar novas experiências que embasem os discursos e bandeiras defendidos por esta casa, em benefício do empresário da construção civil.

(Com informações do Sinduscon-PE)

The post Sinduscon-PE comemora 82 anos e lança luz sobre a importância do Compliance appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.