Lançamento da Certificação GBC Zero Water: Construção Sustentável

No próximo dia 28 de novembro, a cidade de São Paulo será palco do lançamento da Certificação GBC Zero Water, da ONG Green Building Council Brasil (GBC). O evento, apoiado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), reunirá especialistas, profissionais do setor e interessados em discutir e impulsionar práticas que visam mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Felipe Faria, CEO do GBC Brasil, destaca a relevância do ZERO WATER em meio aos desafios climáticos crescentes. “O ZERO WATER irá influenciar para que edificações se tornem um dos principais ativos na proteção da nossa bacia hidrográfica, controle de quantidade e qualidade de água, retardar o efeito enchente, reduzir despesas operacionais e a pressão sob a infraestrutura pública”, afirma Faria. Ele ressalta a importância de promover a eficiência hídrica, diversificação da matriz hídrica e a recuperação de água na bacia para alcançar o desempenho Net Zero Water.

Faria destaca ainda a situação no Brasil, onde a maior parte da população e da indústria está concentrada em áreas já hidricamente estressadas. “A Certificação GBC Zero Water é uma ferramenta essencial para enfrentar a escassez de água, com requisitos como redução de demanda de água potável e uso de fontes alternativas, alinhando-se com a gestão integrada de águas”, explica.

A certificação abrange edificações novas ou existentes, de qualquer tipologia, inclusive residencial. Entre os requisitos estão a redução mínima de 20% na demanda de água potável, medição de água em pelo menos 80% dos pontos de consumo, infraestrutura verde e iniciativas comunitárias. Os interessados podem obter mais informações e registrar seus projetos junto ao GBC Brasil, a ONG Green Building Council Brasil.

Por fim, Felipe Faria destaca que o protocolo de certificação não apenas estabelece práticas e normas técnicas, mas também serve como um guia para projetos sustentáveis. “O protocolo de certificação estimulará maior investimento em projetos, envolvimento de profissionais gabaritados e experientes, viabilizando o ingresso de inovação e tecnologia”, conclui. 

The post Lançamento da Certificação GBC Zero Water: Construção Sustentável appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.