Projeto CBIC Jovem impulsiona novas lideranças no setor da construção

Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) desde 2016, o projeto CBIC Jovem tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de lideranças na indústria da construção, oferecendo oportunidades de aprendizado, networking e participação em projetos do setor, juntamente com palestras, workshops e mentorias.

O projeto, de natureza voluntária, é direcionado para jovens de todo o Brasil, entre 22 e 35 anos, que estejam interessados em aprimorar conhecimentos na construção civil.

Para Daniele Ramos, participar do CBIC Jovem foi importante para sua formação e para seu desenvolvimento em liderança. “Participei de iniciativas como o Projeto Alicerce, responsável por levar formação para operários nos canteiros de obra, além de atuar ativamente na produção de uma cartilha sobre diversidade elaborada especialmente para o setor da construção”, destacou.

Daniele apontou que a experiência vivenciada no projeto construiu cada parte para sua formação profissional. “Sou muito grata por estar no grupo. Mudou minha visão profissional, minha carreira e a visão dos interesses dos empresariados”, disse. “Quando o setor cresce, todo mundo cresce junto. O aumento do nível de profissionalismo do setor e da industrialização dos processos na construção, beneficia a qualidade da obra entregue e isso é muito importante para a sociedade”, afirmou. 

O engenheiro civil, Matheus Alves Martins, relatou que o programa de lideranças foi transformador em sua vida. De acordo com Martins, o projeto CBIC Jovem proporcionou experiências e abriu portas. “Eu vivi a maior experiência de trabalho colaborativo da minha vida. Durante a pandemia estávamos todos dentro das suas casas, jovens de todo o Brasil, que não se conheciam. Fizemos bons trabalhos, pesquisas de digitalização, estruturação e criação da categoria de startups do Prêmio de Inovação da CBIC. Foi um grande feito”, destacou.

Martins apontou que foi através da CBIC que pôde conhecer pessoas e receber treinamentos que melhoraram suas capacidades profissionais e humanas. O jovem destacou que os cursos de capacitação incluíram temas como inovação, gestão, relacionamento humano, liderança feminina, machismo, entre outros. “Pensando na missão do projeto, que é de formar novas lideranças, eu me vejo preparado, como alguém que pensa nos interesses do setor para defender esses interesses. Foi uma experiência impactante, mudou a minha história”, concluiu.

Participando do projeto desde de 2019, Andrew Nóbrega, também destacou os impactos que o projeto sofreu com a chegada da pandemia. Segundo Nóbrega, apesar do momento ser desafiador e imprevisível, foram desenvolvidas muitas iniciativas nesse período. “À medida em que íamos aprendendo sobre as relações políticas, as lutas por melhorias sistêmicas, políticas públicas e defesas de interesses econômicos de todo um setor, fomos evoluindo nos projetos”,  pontuou. 

“Pude provar o peso do desafio que é ser agente de mudança. E isso foi, pra mim, o maior aprendizado que tive na CBIC Jovem. Tive um gostinho da responsabilidade, do potencial e do desafio de mudar dinâmicas sociais/econômicas”, disse Nóbrega. 

Em seu último ano de participação no projeto, Nóbrega destacou que colocou em prática os aprendizados e teve a oportunidade de liderar parte do grupo no projeto Conecta CBIC. “Pessoalmente foi desafiador liderar.  Todas as vezes que alguém perdia o engajamento, o que é comum em um projeto voluntário, eu sabia que eu era a última barreira para fazer o projeto  avançar. Então não só comecei a tentar entender o que motivava as pessoas, mas também quem estava disposto a fazer o que, e como funcionava a dinâmica dos relacionamentos do grupo”, disse. 

Líder do projeto CBIC Jovem na qualidade de representante da Comissão de Responsabilidade Social (CRS), Eliana Velozo destacou que participou da seleção do segundo grupo de jovens e tem atuado em reuniões e encontros presenciais. “Acompanho os trabalhos desenvolvidos por eles e procuro motivá-los ao exercício pleno das atividades assumidas nas suas respectivas áreas de atuação do CBIC Jovem”, disse. 

Eliana considera a experiência interessante e uma estratégia relevante da CBIC com o Sesi Nacional, por colaborar com o desenvolvimento de habilidades dos jovens. “É um investimento claro no engajamento com as causas do setor da construção e com o seu fortalecimento por meio das instituições organizadas entre CBIC e entidades associadas, principalmente os Sindicatos”, disse. 

Além das experiências vivenciadas no decorrer do projeto, Eliana destaca a aproximação com o público das ações lideradas pela CBIC. “Isso acontece por meio das redes sociais do CBIC Jovem. Os jovens foram treinados e são organizados com a CBIC para a veiculação de temáticas empresariais e setoriais de forma mais descontraída e isso colabora com a integração das entidades empresariais com as novas lideranças”, apontou. 

De acordo com Alex Roberto, a CBIC Jovem vem sendo um grande celeiro de desenvolvimento de lideranças para que o setor da indústria da construção venha crescer, se tornar mais forte, diverso e inclusivo. 

“Ao entrarmos, observamos como o setor é muito diverso e possui muitas dores, mas o programa tem imersões e projetos que nos fazem compreender e também tentar contornar problemas, além de trazer resultados para que essas dores não sejam mais sentidas no setor. Me sinto mais preparado para ser liderado como também liderar times, equipes, empresas, além de ter um networking incrível de pessoas que posso levar para vida e chamá-los de amigos”, relatou Alex Roberto. 

O projeto, desenvolvido em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), está com as inscrições abertas até o próximo domingo (12), às 23h59, horário de Brasília. 

Não perca essa oportunidade! Clique aqui para realizar sua inscrição no CBIC Jovem 2023.

O tema da reunião tem interface com o projeto “Responsabilidade Social na Indústria da Construção”, da Comissão de Responsabilidade Social (CRS/CBIC), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

The post Projeto CBIC Jovem impulsiona novas lideranças no setor da construção appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.