Presidente do Sinduscon-BA é reeleito para o biênio 2023-2025

Em eleição realizada no dia 6 de novembro, o atual presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Alexandre Landim, foi reeleito para o Biênio 2023-2025. Com mais de duas décadas dedicadas a contrução civil, Alexandre Landim fala sobre os desafios enfrentados no pós-pandemia e agradece a confiança em mantê-lo à frente da entidade.

 “Ao mesmo tempo que chego ao final de um mandato, já inicio outro para dar seguimento às ações de desenvolvimento do setor da construção. Para mim é uma grande honra continuar ocupando o cargo de presidente do Sinduscon-BA, uma das entidades mais representativas do Brasil.

Conquistas
A construção civil é um dos maiores empregadores em nossa nação. Em 2022, o setor fechou o ano com saldo de emprego direto de 2,5 milhões de pessoas em nosso país, e quando consideramos os empregos indiretos relacionados a esse
setor, esse número é ainda mais significativo. A Bahia foi o 3º estado que mais gerou empregos e Salvador a terceira capital do país que mais gerou empregos.

Segundo o Caged, em julho deste ano só no nosso estado temos o estoque de aproximadamente 137 mil empregos diretos e formais.

Outro ponto a ser ressaltado é o reconhecimento da importância crescente da agenda de ESG no setor da construção. “As práticas ambientalmente responsáveis, o compromisso com o bem-estar dos trabalhadores e a governança sólida são elementos essenciais que orientam nossa indústria em direção a um futuro mais ético e sustentável.

A inovação é mais um tema fundamental para a melhoria da produtividade e da qualidade na construção, que contribui para o contínuo crescimento econômico.

“Quem já participou de uma das Sextas da Construção, nosso projeto de dialogar semanalmente com o setor durante um café da manhã na sede do Sinduscon-BA, já me ouviu falar que têm muitas coisas que podemos fazer sozinhos, mas Inovação e Sustentabilidade precisamos fazer juntos para sermos eficientes. É por isto, que o Sinduscon-BA está com outro projeto muito importante que será inaugurado ainda este ano: o Hub da Construção – um espaço colaborativo para a inovação e sustentabilidade em três andares do nosso prédio, com o objetivo de promover um ecossistema de inovação tecnológica e sustentabilidade dedicados a construção”, detalha Alexandre Landim.

Vale lembrar que a sede do Sinduscon-BA foi o primeiro edifício de Salvador com selo ouro no IPTU Verde, projeto importante da Prefeitura de Salvador que valoriza as edificações que dispõe de soluções para reduzir o consumo de energia e água, trazendo soluções eco eficientes as edificações.

Desafios
Apesar dos avanços, o déficit habitacional persiste como um desafio premente. Milhões de pessoas em nosso país ainda carecem de moradias adequadas e acessíveis. Segundo estudos do observatório da FIEB, só na Bahia há um déficit de 420 mil unidades habitacionais, em Salvador são 66 mil unidades. “Nossos associados do Sinduscon-BA podem participar ativamente na solução deste problema. Temos empresas capacitadas, tecnologia de ponta, fornecedores locais e seguimos ávidos por novos desafios”, afirma o presidente reeleito.

Sobre Alexandre Landim
O engenheiro civil, Alexandre Landim Fernandes, 51 anos, é natural de Salvador, graduado pela Universidade Católica da Bahia, pós-graduado em Negócio Imobiliário pela Fundação Armando Álvares Penteado – SP, e possui MB em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas.

Desde 2002 está à frente da Conie Empreendimento – empresa marcada pela realização de diversos empreendimentos de sucesso em Salvador. A construtora já recebeu o Selo de Destaque em Educação e Responsabilidade Social pelo SESI e foi reconhecida como Vencedora do Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho. Além disso, mantém desde 2012 a Certificação Nível A no PBQP-h – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat. Para completar, pelo conjunto de práticas inovadoras e sustentáveis conquistou o prêmio de Empresa Revelação da Ademi-BA, e com o empreendimento Pituba Bellavida, recebeu a premiação como Empreendimento do Ano da Ademi-BA..

Entre 2016 e 2020 foi diretor técnico da Ademi-BA – Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário da Bahia; desde 2015 compõe a Comissão de Materiais e Tecnologias da Câmara Brasileira da Construção – Comat/CBIC; De 2016 a 2018 participou do Conselho de Clientes da Votorantin Cimentos; entre 2006 e 2010 integrou o Conselho da Comunidade da Construção da Bahia – entidade da ABCP – Associação Brasileira do Cimento Portland; entre 2009 e 2014 foi presidente da Coopercon-BA – Cooperativa da Indústria da Construção do Estado Bahia; e entre 2006 e 2010 foi membro do PMI – Project Management Institute, quando obteve a certificação de PMP – Certificado Internacional de Gerenciamento de Projetos.

Chapa Inovação Sustentável

Conselho.Diretor

Representantes Empresa
Alexandre Landim Fernandes (Presidente) – Conie Empreendimentos Ltda.

Ângelo Lorens Simões (Vice-presidente) – Kubo Engenharia e Empreendimentos Ltda.

Alexandre José de Aragão Pedral Sampaio – APS Consultoria e Gestão Ltda.

André Auster – Instal Instaladora Elétrica e Hidráulica Ltda.

Arival Guimarães Cidade – ACP Empreendimentos Ltda.

Carla dos Santos de Oliveira Passos – Gráfico Empreendimentos Ltda.

Carlos Alberto Matos Vieira Lima – MVL Incorporadora Ltda.

Clovis Magalhães Filho – Qualy Engenharia Ltda.

Daniel Sande Rodrigues da Costa – André Guimarães Construções Ltda.

Eduardo Freire Bastos – Ghia Engenharia Ltda.

Eduardo Pedreira – OR Empreendimentos Imobiliários e Participações S.A.

Enila Braga – Guimarães Braga Empreendimentos Ltda. EPP

Eugênio de Souza Mendes – DEC Engenharia Ltda.

Gabriel de Mendonça Lima – Construtora Elos Engenharia Ltda.

Geraldo Celso Cunha de Menezes – IBPC Construções e Montagem EIRELI

Henrique Leão – Construtora e Incorporadora Grande Vale Ltda.

Humberto D’Oliveira Santos Júnior – Vertical Engenharia Ltda.

José Leopoldo Valverde Leão – Leão Engenharia Ltda.

Leonardo Caldas Segura – Construtora Segura Ltda.

Luciano Alves Bomfim Prates – Bomfim Engenharia Ltda.

Luiz Augusto Castro de Oliveira – CPL Construtora Ltda.

Marcos Galindo Pereira Lopes – MGL Construção e Consultoria Ltda.

Marcos Teodoro Dellis – Tecnosonda S/A

Ricardo Trindade Marques – L. Marquezzo Construções e Empreendimentos Ltda.

Rodrigo Fernandes Hissa – Tenda Negócios Imobiliários S.A.

Rogélio Veiga Peleteiro Filho – Pelir Engenharia Ltda.

Sérgio de Deus – 2MS Engenharia Ltda.

Tiago Cardoso Cruz – Ambiente Engenharia Ltda.

Vicente Mário Visco Mattos – Concreta Tecnologia em Engenharia Ltda.

Wilson dos Santos Mota – Sertenge Engenharia S/A

Conselho Fiscal
Efetivos
Daniel de Freitas Pinto e Souza Neto – CSO Engenharia Ltda.

Elísio Moitinho dos Santos – Paraguaçu Engenharia Ltda.

Thales Olympio Góes de Azevedo Filho – Thales de Azevedo Filho – Engenheiros Associados

Suplentes
Igo Alves Conceição – Alia Incorporação e Construção Ltda.

José Augusto Lino de Souza – Souza Netto Engenharia Ltda.

Juçara Leão Tanajura – H100 Construção Ltda.

Representantes na Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB

Efetivos

Alexandre Landim Fernandes – Conie Empreendimentos Ltda.

Carlos Marden do Valle Passos – Santa Emília Empreendimentos Imobiliários Ltda.

Suplentes

Carlos Henrique de Oliveira Passos – Gráfico Empreendimentos Ltda.

Carlos Alberto Matos Vieira Lima – MVL Incorporadora Ltda.

The post Presidente do Sinduscon-BA é reeleito para o biênio 2023-2025 appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.