CBIC apresenta estudo sobre obras públicas paralisadas no Brasil

Estudo inédito sobre obras públicas paralisadas no Brasil será divulgado nesta quinta-feira (9), às 14h, pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) durante o painel “Nova Lei de Licitações e Obras Paralisadas”, no evento Construa Maranhão, na Multicenter Sebrae, em São Luís – MA. 

O material apresenta um diagnóstico do andamento das obras públicas no país e detalha as principais causas que geram as paralisações, com propostas efetivas para evitar a repetição desse problema, que já é histórico no Brasil, apontou o vice-presidente de infraestrutura da CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge. “O estado do Maranhão não foge a essa regra, com várias obras paralisadas principalmente na área da educação”, disse o moderador do painel. 

“As obras paralisadas em setores essenciais como educação, saúde, saneamento e mobilidade impõem um alto custo social, além dos prejuízos econômicos”, destacou a palestrante Angélica Petian, que é sócia do escritório Vernalha Pereira Advogados, responsável pelo conteúdo do estudo da CBIC.

Também participarão do debate o secretário de Infraestrutura do Estado do Maranhão, Aparício Bandeira Filho; o secretário de Representação do TCU no Estado do Maranhão, Leandro Fonseca; o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Ivo Rezende; o gerente nacional na Gerência Nacional Padronização e Normas Técnicas de Governo (GEPAD) da Caixa Econômica Federal, Alexandre Honório Cayres; o sócio fundador do Saes Advogados e consultor técnico da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CBIC, Marcos Saes.

O evento conta com a correalização do Sesi e do Senai Nacional e o patrocínio da Softplan, Confea e Mútua. 

Sobre a CBIC

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) tem como objetivo tratar das questões ligadas à indústria da construção e ao mercado imobiliário. A entidade representa institucionalmente o setor e promove a integração da cadeia produtiva da construção em todo o país, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social brasileiro.

Sobre o Construa Maranhão

O Construa Maranhão será realizado em parceria com a CBIC, junto à quinta edição da Expo Indústria Maranhão, já consolidada como a maior feira multisetorial do Nordeste. A feira será realizada pela Fiema entre os dias 9 e 12 de novembro. 

Estudos sobre Obras paralisadas no Brasil

Data: 09/11/23 (quinta-feira)

Horário: 14h

Local: Multicenter Sebrae, São Luís – MA 

Clique aqui e confira a programação! 

O tema tem interface com o projeto “Melhoria da Competitividade e da Segurança Jurídica para Ampliação de Mercado na Infraestrutura”, da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

The post CBIC apresenta estudo sobre obras públicas paralisadas no Brasil appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.