ENIC vai debater impacto da Reforma Tributária na competitividade das empresas

Em discussão no Senado Federal, a Reforma Tributária tem gerado expectativas e receios no setor produtivo do país e na população. Afinal, o tema impacta diretamente as diversas atividades econômicas e o dia a dia do consumidor.

Fernando Guedes, vice-presidente Jurídico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), reforçou que a proposta deve promover avanços, reduzir a burocracia do atual sistema tributário, mas sem onerar o contribuinte. “O Brasil não pode mais conviver com um sistema tributário confuso, burocrático e de difícil entendimento, que gera um contencioso caro para o país”, disse.

Debater a Reforma como indutora da competitividade e eficiência das empresas será um dos objetivos do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que acontece no dia 12 de dezembro, em Brasília. Guedes, que será o moderador do painel, contou que o setor pretende destacar seu posicionamento, anseios e os desafios do tema. Representantes do Congresso Nacional e do Poder Executivo participam do diálogo que ainda vai falar sobre os impactos na competitividade das empresas e o processo de implementação da Reforma, após concluir a tramitação.

De acordo com o vice-presidente Jurídico da CBIC, os setores enxergam avanço na Reforma, mas temem o aumento da carga tributária do país. “A Reforma Tributária é essencial para dar eficiência e aumentar a produtividade da economia brasileira. Mas as alíquotas e bases de incidência que estão sendo discutidas, especialmente nos tributos sobre a renda, nos preocupam, pois pode apresentar aumento na carga tributária, o que levaria até anulação dos benefícios que a reforma promete”, alertou, ao reforçar a necessidade de se debater também a Reforma Administrativa.

O painel “Reforma Tributária como indutora da competitividade e eficiência das empresas”, acontecerá às 11h15. O 97º ENIC será realizado no Complexo Brasil 21.

O 97º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi); e o patrocínio da PlanRadar, Softplan e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

O tema tem interface com o Projeto Estratégico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

The post ENIC vai debater impacto da Reforma Tributária na competitividade das empresas appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.