CBIC participa de debate sobre Reforma Administrativa no Congresso Nacional

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) acompanhou, nesta quarta-feira (1º), debate sobre a Reforma Administrativa no Congresso Nacional. O tema foi debatido durante seminário promovido pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), em conjunto com o Instituto Unidos Brasil (IUB) e outras 23 frentes, além de contar com o apoio de mais de 200 entidades civis.

*De acordo com o presidente da CBIC, Renato Correia, presente no evento, o tema é importante para garantir o crescimento sustentável do país e é fundamental para estimular o investimento e a competitividade da economia. “A CBIC tem sempre o intuito de colaborar com a elaboração de propostas que fomentem a economia do país e segue atenta ao debate sobre o tema. É preciso que o Brasil avance e esse processo passa pelas reformas estruturantes”, ressaltou.*

O evento teve como intuito debater as mudanças propostas pelo governo e ponderar a atual situação da máquina pública. “O debate visa o fortalecimento do setor produtivo em busca de um Brasil melhor”, apontou o presidente do IUB, Nabil Sahyoun. 

Diante do rápido avanço das tecnologias, o Brasil precisa se modernizar e não tem como pensar em Reforma Tributária antes de pensar em uma Reforma Administrativa, destacou o  presidente da FPE, deputado Joaquim Passarinho (PL-PA). “Nós estamos reunidos em busca de maior qualidade dos serviços públicos. Não tem como trabalhar uma Reforma Tributária sem renovar o Estado brasileiro. É preciso debater a agilidade, eficiência e qualidade dos gastos“, disse. 

Apesar da importância do assunto e da ampla participação do público, é preciso mobilizar uma maior força política para avançar no tema, afirmou o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion (PP-PR). O deputado reforçou que o Brasil precisa entender a importância da Reforma Administrativa antes de melhorar o sistema tributário. “Para diminuir os gastos públicos é preciso diminuir o tamanho da máquina de gastos”, apontou. 

“Só teremos êxito nessa locomotiva com uma ferramenta de gestão moderna”, afirmou o presidente da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), deputado Zé Silva (Solidariedade-MG).

Durante o encontro, o presidente da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo (FPBC), deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), destacou a expressividade das frentes parlamentares presentes e a importância em demonstrar no Congresso o posicionamento da maioria política sobre a temática.

De acordo com Jardim, a Reforma Administrativa não é contra o servidor. “Nós queremos uma reforma cujo destinatário será a sociedade, com mais qualidade no serviço prestado à população. É preciso potencializar o funcionário público, com incentivo e reconhecimento. A Reforma Administrativa vai prestigiar os bons funcionários”, afirmou.

Ainda no evento, a presidente da Frente Parlamentar da Saúde Digital, Adriana Ventura (Novo-SP), reforçou a importância do debate e pontuou que o país é um só, mas de responsabilidade de todos e que o debate alcançará as próximas gerações.   

O deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) destacou a adesão popular ao tema e chamou a Reforma Administrativa de “fundamental e de bom senso”. O parlamentar ressaltou a importância do funcionalismo, mas reforçou a necessidade de se controlar gastos públicos. “A reforma é fundamental e está dentro da razoabilidade do que seria na administração pública ou privada, e até mesmo das famílias, de não se gastar mais do que aquilo que se ganha”, disse.

Diante do cenário com cerca de 11 milhões de funcionários públicos no país,  o presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS), deputado Domingos Sávio (PL-MG), apontou ser um momento apropriado para abrir o debate sobre a reestruturação das funções públicas. “Precisamos enxergar o país para a frente. Não é uma tarefa fácil, mas precisamos pensar em um maior equilíbrio fiscal”, disse.

The post CBIC participa de debate sobre Reforma Administrativa no Congresso Nacional appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.