CBIC leva projeto O Futuro da Minha Cidade para Manaus

O projeto O Futuro da Minha Cidade (OFMC) foi debatido nesta segunda-feira (30), em Manaus (AM), pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O encontro contou com a correalização do Sesi Nacional e com a realização regional da Ademi-AM e do Sinduscon-AM.

A iniciativa proporciona uma metodologia que envolve a participação da sociedade organizada para pensar em um planejamento urbano sustentável, que ofereça melhores condições para sua população em suas cidades. É um projeto de longo prazo e de aculturamento, apontou o presidente da CBIC, Renato Correia. 

Segundo Correia, a construção aciona 97 outros setores da economia, mas não há solução para os  desafios enfrentados nas cidades sem uma aliança estratégica de todos os setores. Ele ressaltou que o setor é importante, mas precisa de uma atuação conjunta com poder público, sociedade e iniciativa privada.

“O papel da CBIC é esse, é estimular a sociedade organizada das cidades a desenvolver uma cultura de planejamento, acompanhamento e controle, gerar um ambiente de negócio amigável para o empreendedorismo, ampliar o atendimento de habitação, de saneamento, gerar qualidade de vida com sustentabilidade, emprego e renda”, disse. 

Durante o encontro, o vice-presidente da Região Norte da CBIC, Frank Souza, apontou a importância da renovação do projeto em Manaus para pensar uma cidade melhor para todos. “Se não melhorarmos a economia do estado, não vamos conseguir avançar com a melhoria de vida para todos”, apontou. 

Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá e consultor do projeto O Futuro da Minha Cidade, destacou durante o evento que o projeto precisa ir além das gestões públicas. “Maringá conseguiu evoluir em seus projetos porque há 23 anos, a sociedade organizada, as lideranças da nossa comunidade, chegaram à conclusão de que uma cidade que não consegue se enxergar nos próximos 20 anos iria ficar dando volta em volta do ar”, apontou. 

O evento contou ainda com a participação do futuro presidente do Codese-AM e atual presidente da Associação Comercial de Manaus, Jorge Lima; do presidente da Ademi-AM, Henrique Medina; e do presidente do Codese Manaus, Euler Souza, que explicou os principais projetos e a importância de dinamizar segmentos de atividades da economia no estado. 

Coordenado pela CBIC, a partir de uma experiência bem sucedida em Maringá (PR), o projeto foi iniciado em 2012 e conta, atualmente, com a participação de 30 cidades espalhadas pelo Brasil.

Clique abaixo e confira as apresentações realizadas durante o evento: 

Apresentação Codese Manaus – Fórum O Futuro da Minha Cidade

Codese Manaus – Um Brasil do futuro

O tema tem interface como o projeto “O Futuro da Minha Cidade”, da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi).

The post CBIC leva projeto O Futuro da Minha Cidade para Manaus appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.