Câmara de Vereadores faz sessão especial em homenagem ao Sinduscon Joinville

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville foi homenageado no dia 25/10 pela Câmara de Vereadores de Joinville, em sessão especial alusiva ao aniversário de 75 anos da entidade. A proposição foi do vereador Wilian Tonezi, engenheiro civil e membro da Comissão de Urbanismo.

Com uma trajetória focada no desenvolvimento e na profissionalização do setor, o sindicato tem hoje mais de 60 empresas associadas e representa outras 1.500 construtoras e incorporadoras da região Norte catarinense.

Em Joinville, a indústria da construção civil emprega, formalmente, mais de 9 mil trabalhadores e vêm mantendo um saldo positivo na abertura de novas vagas com carteira assinada.

Segundo o presidente da entidade, Carlos Lopes, a história do sindicato está diretamente ligada à história da cidade. “Temos participado ativamente das discussões em prol do desenvolvimento do município e do pleno emprego. Nosso foco não está apenas na atuação das empresas, mas também na capacitação, na saúde e na segurança dos trabalhadores.”

Para o vereador Wilian Tonezi, o Sinduscon Joinville é uma “escola de líderes”, por onde já passaram grandes nomes que hoje representam a indústria da construção civil e a cidade nas esferas estadual e nacional. “Se Joinville é o que é, muito tem a ver com o trabalho do Sinduscon e com o comprometimento de sua diretoria e de seus associados, que não pensam apenas no setor, mas em toda a cidade.”

Como representante do mais antigo sindicato da construção civil em atuação em Santa Catarina, Carlos Lopes reafirma que o Sinduscon Joinville tem muitos motivos para comemorar e para continuar acreditando no poder do associativismo. “Para nós, é uma honra receber essa homenagem da Câmara de Vereadores, um reconhecimento ao nosso esforço e dedicação ao longo de tantas décadas.”

Profissão Construir
A profissionalização é uma das principais bandeiras do Sinduscon Joinville. Para acabar com o apagão de mão de obra especializada e desfazer o estigma em relação ao trabalho nos canteiros de obra, o sindicato lançou na noite de terça-feira, dia 24/10, o Profissão Construir.

O projeto visa atrair novos talentos, promover a capacitação e ajudar no encaminhamento dos trabalhadores às empresas. “A atividade na construção civil ainda é vista como insegura, pesada e suja, mas os novos processos, materiais e equipamentos tornaram a nossa indústria tão atrativa, ou até mais, do que as outras indústrias. Nossos trabalhadores têm todas as condições de trilhar carreiras rentáveis e de sucesso”, diz o presidente Carlos Lopes.

The post Câmara de Vereadores faz sessão especial em homenagem ao Sinduscon Joinville appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.