CBIC visita fábrica Cebrace e promove reunião com representantes do setor da construção

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat/CBIC), realizou no dia 26/10 uma visita técnica à fábrica de vidro da Cebrace, em São Paulo, pertencente à joint venture entre Saint-Gobain e Pilkington. A visita foi um convite da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (ABIVIDRO) com apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (AFEAL). 

Durante a visita, a comitiva da CBIC teve a oportunidade de conhecer de perto o processo de fabricação de vidros das linhas Float e Coater, da Cebrace, uma das principais empresas do ramo vidreiro do país. Os vidros da linha Float são considerados comuns e amplamente utilizados em construções, enquanto os vidros da linha Coater são desenvolvidos com tecnologia de controle solar, proporcionando maior eficiência energética aos edifícios.

Após a visita, os participantes realizaram a 3o. Reunião Ordinária da COMAT CBIC de 2023 com pauta desenvolvida conjuntamente com as associações supramencionadas e puderam desfrutar de palestras sobre Fachadas Industrializadas. O professor Fernando Westphal da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abriu o ciclo de palestras falando sobre o “Projeto Integrado de Edifícios de Alto Desempenho”. Ele ressaltou a importância de abordar a questão do desempenho dos edifícios de forma integrada, visando à otimização dos recursos e à sustentabilidade.

Em seguida, o engenheiro Crescêncio Petrucci Junior, consultor de esquadrias, falou sobre Ferramentas e Processos para a industrialização das Esquadrias de Alumínio, apresentando o histórico do desenvolvimento dos sistemas de esquadrias no Brasil e o estágio da utilização do BIM nos projetos de fachadas.  

Finalizando o ciclo de palestras, Carlos Bomfim, Gerente de Negócios da área de Construção Civil do SENAI Cimatec, apresentou o projeto “Métodos Modernos de Construção” que tem como objetivo desenvolver e integrar tecnologias para industrialização da construção.. Bomfim destacou a necessidade de investir em pesquisa e inovação para o avanço do setor, ressaltando a importância da parceria entre instituições acadêmicas e a indústria.

Dionyzio Klavdianos, vice-presidente de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da CBIC, enfatizou a importância da visita e da reunião conjunta. “Tivemos de fato uma reunião muito produtiva no dia de hoje na fábrica da Cebrace, e ficou claro que o trabalho desenvolvido de forma conjunta pelos diversos segmentos da cadeia produtiva podem garantir mais rapidamente e com maior efetividade a evolução de diversos processos construtivos”, destacou. 

Estiveram presentes na reunião os representantes das Entidades Associadas da CBIC, ADEMI-DF, ADEMI-PE, Sinduscon-AL, Sinduscon-PR, Sinduscon-NOR/PR, Sinduscon-BA, além de participantes remotos. O grupo foi saudado pelos diretores executivos da CEBRACE que demonstraram muito carinho e atenção com o acontecimento.

O sucesso da reunião presencial foi tamanha que já está agendada para março de 2024 a 1a. Reunião Ordinária do ano da COMAT CBIC no CIMATEC PARK em Salvador BA. Todas as entidades estão convidadas e em breve a CBIC estará anunciando a data.

O tema tem interface com o projeto “Inteligência e Estratégia para o Futuro da Construção”, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT/CBIC), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

The post CBIC visita fábrica Cebrace e promove reunião com representantes do setor da construção appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.