CBIC avança em projetos para aumentar participação feminina no setor

O projeto Elas Constroem, promovido pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), tem buscado incentivar a maior participação feminina no setor da construção.

O debate sobre a busca por equidade entre homens e mulheres nas organizações tem avançado e ganhado destaque, de acordo com a presidente da CRS, Ana Cláudia Pontes. “Acreditando na importância de se promover a igualdade de gênero e a inclusão no setor, em setembro a CBIC iniciou o curso Capacitação para Mulheres na Indústria da Construção, que faz parte do projeto “Jornada do Conhecimento”, que encerra em novembro”, contou. 

Com o objetivo desenvolver habilidades e aumentar a representatividade feminina, a turma, ainda em curso, tem contado com aulas em três principais frentes: letramento e construção de capacidades, participação feminina no setor e representatividade. “A nossa proposta para este curso é realizar ações para ampliar a participação feminina nos espaços de poder nas organizações”, apontou Ana Cláudia. 

A gerente executiva na Caixa Econômica Federal, Simone Monice, apontou os desafios enfrentados no setor e a importância da inserção das mulheres na área. “Na construção, nós temos grandes desafios e isso permeia tanto o chão de obra, nos canteiros, quanto à alta gestão. Nós temos que sensibilizar ainda mais o debate sobre o assunto para que a mulher tenha seu lugar na construção civil com todas as vertentes. É uma tarefa de cada um de nós mulheres, homens, líderes e parceiros do dia a dia da obra”, ressaltou. 

É muito importante que as mulheres tenham consciência da importância do seu papel dentro da construção civil, apontou a engenheira civil, Aline Guasti. “A mulher pode, sim, conquistar o seu espaço desde que seja capacitada e tenha habilitação técnica profissional para isso. Precisamos incentivar essa capacitação e essa participação”, disse. 

O tema tem interface com o projeto “Responsabilidade Social na Indústria da Construção”, da Comissão de Responsabilidade Social (CRS/CBIC), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

The post CBIC avança em projetos para aumentar participação feminina no setor appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.