97º ENIC Política e Estratégia traz programação essencial para o setor

O setor da construção civil no Brasil está se preparando para um dos eventos mais importantes do ano: o 97º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) | Política & Estratégia, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que ocorre no dia 12 de dezembro. O encontro reunirá nomes do Executivo e do Congresso Nacional, além dos principais players da cadeia produtiva da construção.

Com uma programação diversificada e repleta de temas relevantes, o evento se apresenta como um palco de discussões cruciais para o crescimento sustentado da indústria e da economia como um todo.

Este ano, o ENIC | Política & Estratégia traz uma programação que aborda questões de extrema importância para o setor de construção, bem como para o desenvolvimento econômico do país. Alguns dos destaques da programação incluem:

Reforma Administrativa como pilar do crescimento sustentado

Uma das pautas mais esperadas é a discussão sobre a Reforma Administrativa como fator decisivo para estimular o investimento e a competitividade das empresas e da economia. O evento tem como objetivo debater a reforma na linha da responsabilidade fiscal, demonstrando como as mudanças propostas podem impactar positivamente o setor de construção e, por conseguinte, a economia brasileira como um todo.

Reforma Tributária como indutora da competitividade e eficiência das empresas

A Reforma Tributária também é um ponto central do 97º ENIC. Os participantes buscarão defender posicionamentos que mostram como pequenas mudanças nos impostos podem acarretar grandes impactos. Discutirão como um aumento de 1% nos impostos pode levar à redução de vendas de imóveis e empregos, enquanto uma redução de 1% pode aumentar as vendas, a receita e viabilizar projetos essenciais, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na habitação.

Além disso, debates sobre os temas tributários em discussão no Congresso serão realizados, abordando os próximos passos e desafios para a implementação das normas, bem como seu impacto na competitividade das empresas e os desafios específicos para o setor da construção e do mercado imobiliário.

Medidas essenciais para o sucesso do PAC

Outro tópico crucial em discussão será o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A programação inclui discussões sobre a previsibilidade de funding para habitação e obras públicas, garantia de pagamento (Lei de Licitações/Pregão Eletrônico) e diversos aspectos relacionados ao PAC, como o apoio à estruturação de projetos, retomada de obras paralisadas, projetos sustentáveis, modelagem dos projetos e critérios licitatórios. Essas medidas visam construir um futuro sustentável para o setor de construção.

Desafios para alcançar maior produtividade e competitividade na indústria da construção

A busca por maior produtividade e competitividade na indústria da construção é um desafio constante. Nesse contexto, o 97º ENIC abordará questões como a informalidade, a falta de capacitação, os sobrecustos na execução das obras por falta de produtividade nas empresas e as possíveis soluções entre os diversos players envolvidos no setor. A discussão se propõe a identificar caminhos para superar esses obstáculos e melhorar a eficiência do setor.

Ainda no dia 12 de dezembro, a partir das 20h, será realizada a cerimônia de entrega do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social, reconhecendo iniciativas que buscam promover uma sociedade melhor e mais justa. A premiação realizada pela CBIC conta com a correalização do Sesi Nacional.

Realizado pela CBIC, o evento conta com apoio do Sesi e Senai Nacional e patrocínio Planradar e Confea.

The post 97º ENIC Política e Estratégia traz programação essencial para o setor appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.