Sustentabilidade na construção foi tema de seminário no Sinduscon-RS

Em dezembro de 2022, foi publicado o Decreto 21.789, que regulamenta o Programa de Premiação e Certificação em Sustentabilidade Ambiental de Porto Alegre. Até 27 de setembro, a Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (SMAMUS) registrou a entrada de 63 requisições e 57 certificados emitidos, sendo que desse universo 76,7% atingiram a classificação de diamante, 14% ouro, 3,5% prata e 1,7% bronze. Os números foram apresentados pela diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade da SMAMUS, Rovana Reale Bortolini, durante o seminário “Sustentabilidade na Construção Civil” realizado na sede do Sinduscon-RS hoje (19.10). Na oportunidade, arquitetos, projetistas, incorporadores e construtores esclareceram dúvidas e apresentaram propostas que farão parte do processo de melhorias em futuras reedições do decreto.

Também presente no evento, o diretor  da Cardim Arquitetura Paisagística (SP), Ricardo Cardim, durante sua palestra “Paisagismo sustentável para o Brasil – Integrando natureza e humanidade no século XXI, ressaltou a importância do paisagismo nas edificações e espaços públicos. “O paisagismo deve ir além da decoração. Deve ser multifucional e sustentável; para uso humano e da biodiversidade nativa. Ser uma ferramenta de educação e conservação de ecosistemas naturais”, disse.

A utilização do paisagismo a partir das plantas e árvores nativas foi demonstrada na prática a partir da apresentação de projetos realizados com a assinatura de seu escritório em áreas privadas e públicas de São Paulo.

Na sequência, o sócio da Capitânia Renato Turquenitch, acompanhado da arquiteta acreditada do Green Bulding Council, apresentou detalhes do Idea Bagé (Petrópolis-Porto Alegre), o primeiro empreendimento no Brasil que em dezembro de 2022 recebeu a Certificação GBC Condomínio Platina, sendo reconhecido no Grupo dos Vinte ( G20) como um dos 100 prédios sustentáveis icônicos no mundo.

O seminário “Sustentabilidade na Construção Civil – Cenários, práticas e incentivos legais” foi uma promoção do Sinduscon-RS, que contou com o patrocínio da Arkos, Jasmin Plantas Ornamentais, Ponto Verde Paisagismo e Power Lume e com o apoio da Asbea-RS e Senai.

GBC (Green Building Council) faz parte de um movimento global, presente em 80 países, que atua pela transformação da indústria da construção em direção à sustentabilidade.

(Com informações da Foco – Relações Governamentais)

The post Sustentabilidade na construção foi tema de seminário no Sinduscon-RS appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.