Semana CANPAT Construção 2023 contou com mais de 20 entidades

As políticas de saúde e segurança do trabalho foram destaque durante a tradicional Semana CANPAT Construção 2023, promovida pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Nesta edição, a iniciativa reuniu mais de 20 entidades em diversas localidades do país durante o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas | Indústria da Construção  (DNSSE), que coroou as atividades, no dia 06 de outubro. 

Em Londrina, Paraná, o Sinduscon-PR Norte realizou durante o DNSSE palestras visando abordar de forma dinâmica a segurança e saúde no trabalho, com os temas “A importância da Segurança do Trabalho nas cadeias produtivas e atividades laborais” e “Medidas preventivas de acidentes de trabalho e o uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s”.

Já em Goiás, a metodologia lúdica das apresentações foi destacada pelo professor de Matemática e Robótica, Thiago Lopes. “Com o público jovem, eu gostei muito da abordagem, da dinâmica, da didática. Foi tudo mais descontraído pra tentar segurar a atenção deles”, apontou. 

Para a diretora da Escola SESI Campinas – João Poppini Mascarenhas, Michelle Bellei, trabalhar o tema de saúde e segurança nas escolas é extremamente pertinente, considerando o espaço da escola que conta com degraus, muitas escadas, rampas e vários desníveis. “Este é um tema que abrange todo nosso dia a dia. Em uma aula de educação física, por exemplo, uma água que às vezes escorre no chão, pode causar um acidente. O entendimento dos alunos para os Equipamentos de Proteção Individual é importante, não só pro mercado de trabalho, mas para as questões do dia a dia e para saber como evitar ou ajudar”, disse. 

As entidades Sinduscon da Foz do Rio Itajaí e Sinduscon-Joinville/SC e Seconci-Joinville/SC adiaram suas atividades programadas para a Semana CANPAT Construção 2023, devido aos alagamentos provocados pelas chuvas na região. 

Participação das entidades associadas 

As entidades associadas à CBIC também têm papel fundamental durante a Semana CANPAT Construção 2023. O presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, Ricardo Michelon, apontou a importância de uma maior participação das entidades nos próximos anos. “Precisamos cada vez mais de apoio nessas ações para que o setor da construção conte com um trabalho digno e seguro”, disse. 

Em 2023, participaram as seguintes entidades associadas:

Sinduscon-Oeste – Santa Catarina (Chapecó), recebeu cerca de cem trabalhadores e realizou palestras sobre o tema para alunos de engenharia das instituições de ensino superior das universidades Unochapecó e Uceff em Chapecó-SC.


A palestra foi conduzida pelo Secretário Executivo do Sinduscon, Vilmar Roque Pereira e pela técnica em segurança do trabalho, Marlene da Luz. Durante o encontro, Pereira destacou sobre as ações de prevenção de acidentes de trabalho que são promovidas pelas empresas associadas ao Sinduscon Oeste.

Sinduscon Pará e Construtora Quanta Engenharia – Durante o evento, o Chefe da Fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Pará, Jomar Lima, ministrou a palestra com tema da CANPAT 2023 “Gestão da Segurança e Saúde na Construção: como um ambiente seguro favorece a produtividade?”.

O palestrante ressaltou o aumento da produtividade e benefícios aos funcionários e à empresa, quando há a menor incidência de afastamentos e exemplificou os possíveis acidentes de trabalho na indústria da construção, a partir de casos vivenciados durante suas fiscalizações, para abordar a importância do uso correto dos EPI’s, EPC’s e cumprimento das Normas de Segurança, na diminuição dos riscos e prevenção de acidentes.

O evento contou com a presença do SESI-PA, representado pela coordenadora pedagógica da Escola SESI Icoaraci, Sra. Irys Barbosa, que apresentou o Programa SESI – Educação de Jovens e Adultos (EJA) e EJA Profissionalizante. O objetivo da divulgação foi aumentar o nível de escolaridade e profissionalização dos trabalhadores, para melhor eficiência nas atividades desenvolvidas nos canteiros de produção.

Também estavam presentes representando a Quanta Engenharia, a  psicóloga e gerente de recursos humanos, Daniela Tavares; a técnica em segurança do trabalho, Maria Edinair Guimarães; e a estagiária de técnica em segurança do trabalho, Bárbara Barbosa. 


A programação foi finalizada com um café da manhã para os trabalhadores, oferecido pela construtora.

Rio Grande do Sul – Sopra Incorporadora – A partir da iniciativa “Bate papo do canteiro”, os trabalhadores foram convidados a apresentarem suas dúvidas, de forma coletiva e em grupo temas como a conscientização do uso EPI. Durante o encontro, foram debatidos a origem da obrigatoriedade do uso de equipamento de proteção e sua importância. Além de reforçar as medidas administrativas que podem ser aplicadas no caso da não utilização, reforçando a forma de detectar quando o seu EPI não está em bom estado e a ação que deve ser tomada para substituição do mesmo. 

 

O tema tem interface com o projeto “Segurança e Saúde no Trabalho e Relações Trabalhistas na Indústria da Construção”, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).

The post Semana CANPAT Construção 2023 contou com mais de 20 entidades appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.