Semana CANPAT Construção 2023 teve início nesta segunda-feira (2)

Nesta segunda-feira (2) teve início a Semana CANPAT Construção 2023, que esse ano tem como tema “Gestão da Segurança e Saúde na Construção: como um ambiente seguro favorece a produtividade?”. Os painéis acontecem até o dia 5 de outubro reunindo especialistas em saúde e segurança do trabalho.

A abertura contou com a participação do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, que enfatizou a importância do evento. “Essa semana é importante nos dedicarmos, avaliarmos, sensibilizarmos trabalhadores e empresas sobre a necessidade e a importância de trabalhar com segurança e com saúde”, pontuou.

Correia ainda destacou a responsabilidade do setor na produção de habitações e infraestrutura: “O nosso trabalho é muito importante para o país. Fazemos habitações, infraestrutura e é importante que cada vez mais as pessoas que desfrutam do nosso trabalho possam saber que ali foi feita uma obra que zelava pela saúde e segurança dos trabalhadores”, finalizou.

Também presente na abertura do evento, Ricardo Michelon, presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), relatou o objetivo da Semana CANPAT Construção, que é a disseminação de práticas de segurança e saúde no trabalho, com foco na prevenção de acidentes dentro da construção civil. “O objetivo principal é informar, sensibilizar e capacitar os envolvidos no setor em relação ao tema de segurança e saúde no trabalho”, afirmou.

Além disso, ele ressaltou as mudanças na relação com o trabalho e a necessidade de mão de obra qualificada na construção. “Nós somos de um setor que necessita de uma grande quantidade de pessoas e profissionais capacitados para realizar as nossas atividades”, disse. Michelon disse ainda que o setor é bastante manual e, por isso, a necessidade de se focar nas pessoas e na produtividade como um todo.

Finalizando, o presidente da CPRT enfatizou a importância de atrair, capacitar e cuidar das pessoas na construção, destacando que a prevenção de acidentes é fundamental não apenas para o bem-estar dos trabalhadores, mas também para a produtividade das empresas.

Paulo Mól, diretor de operações do SESI, também marcou presença na abertura do evento e destacou a importância de garantir a saúde e a segurança dos funcionários em todas as indústrias. “Seguramente, o mais importante de qualquer indústria, de qualquer empresa, são as pessoas, os funcionários. E por isso, o mais importante é buscar maneiras de deixar todos saudáveis e seguros”, lembrou.

Henrique Mandagará, representante da Secretaria de Inspeção do Trabalho, abordou o tema da produtividade e segurança no trabalho, enfatizando como esses dois aspectos podem andar juntos. “Foi muito bem colocado o tema este ano, que é o casamento entre produtividade e segurança e saúde no trabalho. Muitas vezes parece que são coisas totalmente opostas, mas aqui se pretende mostrar como esses dois itens podem e devem andar juntos”, disse.

The post Semana CANPAT Construção 2023 teve início nesta segunda-feira (2) appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.