Joinville recebe especialistas em construção e mercado imobiliário

A indústria da construção cresceu 0,7% no segundo trimestre deste ano e a expectativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) é de que o Produto Interno Bruto (PIB) do setor tenha um incremento de 1,5% em 2023. Aliar inovação, tecnologia e sustentabilidade à informação de qualidade e networking é uma das formas de otimizar o desenvolvimento do setor. Pensando nisso, o Núcleo de Construção Civil da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville (Sinduscon) promovem o Construir SC 2023.

O evento será realizado nos dias 3 e 4 de outubro, a partir das 13h, na sede da ACIJ (avenida Aluísio Pires Condeixa, 2.550, bairro Saguaçu). Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla. Quem optar pelo combo (que dá acesso à programação completa) terá desconto e receberá o livro “Meu Imóvel, Meu Mundo”, do escritor e palestrante Marcus Araújo.

De acordo com o presidente do Sinduscon Joinville, Carlos Lopes, o objetivo do Construir SC é discutir tendências e apontar caminhos para melhorar a produtividade e a eficiência da indústria da construção civil. “Temos um papel importante na geração de emprego e renda em todo o país e somos destaque em Santa Catarina. A participação do setor no PIB nacional é extremamente relevante e, além do mercado residencial, somos fundamentais em grandes obras de engenharia e infraestrutura.”

O presidente do Núcleo de Construção Civil da ACIJ, Taylor Sevegnani, diz que a iniciativa é uma oportunidade para a discussão de temas relacionados aos problemas reais que ocorrem no dia a dia das empresas do setor. “Além disso, vamos posicionar Joinville novamente no calendário de eventos recorrentes e relevantes para a construção civil.”

Programação técnica e networking

Para discutir soluções às principais dores de quem empreende no setor da construção civil e apresentar inovações, os organizadores do Construir SC reuniram um time de especialistas. Durante dois dias, sempre no período da tarde e da noite, os participantes terão acesso a palestras, cases de sucesso, workshops, oficinas temáticas e treinamentos técnicos.

O conteúdo é voltado a empresários da construção civil, gestores de incorporadoras e construtoras, projetistas, engenheiros, arquitetos e profissionais da área. Além da programação técnica haverá exposição de grandes empresas do setor.  O evento tem o patrocínio do CREA-SC, Alumínios Tubarão e Krona Tubos e Conexões.

Temas e palestrantes

A palestra de abertura do Construir SC, no dia 3/10, às 13h30, no Salão Nobre da ACIJ, será “Inovação na produção e recuperação de edifícios”, com o mestre em Engenharia Civil Alexandre Britez. Professor de Tecnologia e Gestão da Produção de Edifícios na USP, Britez é sócio do GP&D, participou da elaboração da Norma de Desempenho e foi o responsável pela área técnica da Cyrela Construtora durante 12 anos.

Outro palestrante já confirmado é o diretor de Desenvolvimento Imobiliário da MRV Engenharia, Ricardo Polizzi. Em sua palestra na noite do dia 3/10 ele vai falar sobre “Perspectivas de mercado e o case MRV”. Graduado em Engenharia Civil, Polizzi atua nas áreas de engenharia civil e incorporação imobiliária há mais de 30 anos.

No dia 4/10, no encerramento do Construir SC 2023, o palestrante será Marcus Araújo, autor dos livros “Meu Imóvel, Meu Mundo”, “Meu Imóvel, Meu Mundos Kids” e “Mentes Saudáveis, Lares Felizes”, em coautoria com Augusto Cury. Graduado em Estatística, é fundador da Datastore, com R$ 900 bilhões em VGV pesquisados. Em Joinville, Araújo falará sobre “A nova (r)evolução do morar”.

Durante a programação serão abordados temas como soluções em BIM e Manual do Síndico; aplicação de vergalhões e telas de fibra de vidro; ferramentas para viabilizar o empreendimento imobiliário; industrialização da construção civil; sistemas hidráulicos; inovação, produtividade e normas técnicas; gestão e controle de custos; programa Obra Mais Segura; pesquisa, desenvolvimento e inovação; gestão de custos na instalação de pisos e revestimentos; esquadrias de alumínio e implicações quanto à Norma de Desempenho e comparativo entre sistemas estruturais de lajes.

No primeiro dia, os palestrantes já confirmados são Luís Soares e Marcos Rebelo (TF TopFusion), Flávio Schäfer (CREA-SC), Karine Hackbarth (Hackbarth Engenhria), Fábio Steuernagel (ACCA), Alexandre Gama (ArcelorMittal Brasil), Renan Cunha (Espaço Smart), Natcha Hames (Krona Tubos e Conexões) e Júlio Daudt (Alconpat Brasil).

No dia 4/10 as discussões serão conduzidas por Marco Antônio Rodrigues (Arancibia Engenharia), Robison Negri (Ambient Engenharia e Consultoria), Gustavo Silva (apresentador do canal Papo de Obra, no Youtube), Rodrigo Santos, Diego Chiesorin e Ezequiel Devens (Perfil Alumínio do Brasil), Eduardo Reis (Eduardo Reis Projetos Estruturais), Rachel Salgueiro e Matheus Cardoso (Versátil Andaimes e Escoramentos).

(Com informações do Sinduscon-Joinville)

The post Joinville recebe especialistas em construção e mercado imobiliário appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.