CBIC marca presença no 1º Expo Construção do Nordeste em Salvador

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, participou nesta semana, no Centro de Convenções Salvador, na Bahia, da primeira edição da Constru Nordeste. O 1º Expo Construção do Nordeste foi realizado de 20 a 22/09 e contou com cerca de 30 mil visitantes entre profissionais da cadeia produtiva da construção civil e estudantes de engenharia, arquitetura e áreas afins.

“Foi uma feira incrível, mostrou o quanto a indústria da construção é forte”, frisou Renato Correia, que nesta semana também esteve no Rio Construção Summit, no Rio de Janeiro.

Em Salvador, o executivo também participou da reunião da Diretoria Executiva do Sinduscon-BA, visitou o Laboratório CIMATEC e participou do painel Constru Nordeste | Indicadores da Construção Civil.

Além das exposições com agentes da cadeia produtiva, a programação contou com três espaços que foram pensados para abordar temas relacionados à indústria, com palestras e painéis de discussão especializada.

A abertura do evento contou com as presenças do governador do Estado, Jerônimo Rodrigues; o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, e o prefeito Bruno Reis, juntamente com os anfitriões do evento, Alexandre Landim, presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Carlos Henrique Passos, presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Arlene Vilpert, vice-presidente do Centro das Indústrias do Estado da Bahia (Cieb/Fieb) e Rogério Bruxellas, presidente da Rede Bahia.

O governador e o prefeito comemoraram a realização da Constru Nordeste no estado e ressaltaram a importância da escolha da capital como palco das discussões.

“Eventos como esse ajudam a organizar a cadeia produtiva da construção civil. Nós estamos em um momento na Bahia de alta velocidade, principalmente agora com o PAC, com investimentos na área de ferrovia, Porto Sul, estradas, duplicação de BRs, Minha Casa Minha Vida, por exemplo”, enfatiza o governador Gerônimo Rodrigues.

Bruno Reis afirma que Salvador precisava de eventos como esse. “A gente vive o melhor momento da história no setor da construção civil. Nunca se gerou tantos empregos com carteira assinada, nunca tivemos tantos investimentos públicos e privados, e um evento desse vem para coroar, para potencializar ainda mais esse setor tão importante para nossa economia”, ressaltou o prefeito de Salvador.

O presidente do Sinduscon-BA, comemora os números. “Nesta exposição, estamos mostrando o potencial do nosso setor. A gente registra 136 mil empregos direto na construção civil, o que mostra que é realmente a indústria que gera emprego, e conseguimos ativar uma quantidade de fornecedores impressionante”.

Fórum da Indústria da Construção Civil Nordeste

Paralelo à Constru Nordeste aconteceu o Fórum da Indústria da Construção Civil Nordeste (Ficcon). O objetivo foi promover a troca de conhecimentos, fomentar o networking e impulsionar o desenvolvimento desse ecossistema na região. A abertura do fórum foi realizada pela vice-presidente do Cieb/Fieb e curadora do Fórum, Arlene Vilpert. O primeiro painel trouxe o tema “Indicadores da Construção Civil”. A palestra foi ministrada pela economista da CBIC, Ieda Vasconcelos, que destacou diversos dados do setor com foco na Bahia e no Nordeste, e o debate foi integrado pelo presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim, e pelo presidente eleito da Fieb, Carlos Henrique Passos.

A economista Ieda Vasconcelos enfatizou a importância da Bahia no total da construção da Região Nordeste, onde 1/5 da construção civil está na Bahia, ou seja 27%. Em relação a construção nacional, o estado representa quase 7% do PIB da construção civil total do Brasil, número de grande relevância.

“Destaco a necessidade de se renovar os ciclos de crescimento para que possa continuar com a velocidade de crescimento do setor da construção, que o setor possa continuar gerando novas vagas, não só no país, mas também na Bahia. Temos a expectativa positiva de 11 mil unidades que serão destinadas para o programa Minha Casa Minha Vida na Bahia e certamente isso vai impulsionar a economia local, gerando emprego e renda.

Rodada de Negócios

Durante a Constru Nordeste, também houve uma intensa interação entre expositores e visitantes ao estilo Rodada de Negócios, patrocinada pelo Sebrae, Fieb e Sinduscon-BA. Foi criada sinergia entre as empresas fornecedoras nacionais e internacionais em reuniões com arquitetos, engenheiros, construtores, estudantes, lojistas e distribuidores de materiais de construção.

(Com informações da Constru Nordeste)

The post CBIC marca presença no 1º Expo Construção do Nordeste em Salvador appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.