José Carlos Martins compartilha Insights sobre Revitalização Urbana e Retrofit

No 2º Fórum Sinduscon – Oportunidades na Habitação de Interesse Social, realizado no auditório da FIEC em 18/09, o presidente do Conselho Consultivo da CBIC, José Carlos Martins, desempenhou um papel de destaque no Painel 1, que abordou a “Revitalização de Centros Urbanos e o Uso de Retrofit”. Com sua vasta experiência, Martins compartilhou insights sobre como revitalizar áreas urbanas e aproveitar o conceito de retrofit como ferramentas transformadoras no campo da Habitação de Interesse Social.

Durante sua apresentação, o representante da CBIC enfatizou que em alguns países até 80% do mercado imobiliário está vinculado ao retrofit e à revitalização. Martins expressou a convicção de que é hora de o Brasil também abrir caminho nessa direção, apesar dos desafios inerentes. Ele reconheceu que esse é um desafio complexo e desafiador, mas essencial.

“No nosso entendimento, essa é a grande fronteira que temos que enfrentar. Não é justificável que as pessoas continuem se afastando dos centros urbanos, deixando vazios no coração das cidades. Isso prejudica tanto a população quanto a indústria da construção civil. Tenho certeza de que, diante de todos os desafios que enfrentamos no passado, este será mais um que superaremos”, enfatizou José Carlos Martins.

De acordo com o presidente do Sinduscon Ceará, Patriolino Dias de Sousa, a perspicácia e o otimismo que o José Carlos trouxe em sua fala, ecoam a necessidade de olhar para a revitalização urbana e o retrofit como oportunidades para promover não apenas o desenvolvimento habitacional, mas também a vitalidade e a sustentabilidade das cidades brasileiras. “A participação de líderes visionários como José Carlos Martins é fundamental para impulsionar essas iniciativas e inspirar a transformação urbana em nosso país”, afirmou.

Na ocasião, o vice-presidente da CBIC e do Sinduscon Ceará, Clausens Duarte, destacou o trabalho que a Comissão de Habitação e Interesse Social da CBIC vem construindo em prol da moradia digna para todos, além de apresentar as últimas atualizações do MCMV. “As mais recentes novidades, como o aumento recente de R$ 55 mil do subsídio e redução histórica da taxa de juros a 4% ao ano para a região Nordeste, por exemplo, promovem uma melhoria significativa na aquisição da casa própria, sobretudo para aqueles mais necessitados”, ressalta.

O 2º Fórum Sinduscon – Oportunidades na Habitação de Interesse Social também contou com um painel conduzido pela secretária do Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de Pernambuco, Simone Benevides, que apresentou o case de sucesso Programa Morar Bem Pernambuco.

Cases de sucesso, dados, pesquisas mais recentes e muito debate geraram insights para gestores públicos e entidades privadas pensarem juntos novas formas de oportunizar moradia digna ao cearense.

Os painéis 3 e 4 do evento foram dedicados ao Programa MCMV FAR e FGTS, com atualizações do setor e da Caixa Econômica Federal. Os momentos foram conduzidos pelo superintendente executivo de Habitação da Caixa, Luis Gurgel, e Clausens Duarte.

Realizado pelo Sinduscon Ceará, o evento teve patrocínio de: Sistema FIEC (IEL – SESI – SENAI), Apodi, Konstroi, Onnibank, Cagece, Castelo&Borges, Unimed Fortaleza, Cequip, CREA-CE, CONFEA e Mutua, além de parceria da Kanguru Promoções e Engaja Comunicação na organização.

The post José Carlos Martins compartilha Insights sobre Revitalização Urbana e Retrofit appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.