Live CBIC Economia destaca as novas expectativas para a economia nacional

Taxas de juros, custo da construção, mercado de trabalho e ritmo de atividade econômica foram temas apresentados pela economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBI), Ieda Vasconcelos, nesta sexta-feira (15), durante live quinzenal transmitida no Instagram da entidade. 

A economista também analisou os últimos resultados da inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e destacou os resultados do Produto Interno Bruto (PIB), do 2º trimestre de 2023, com alta de 0,9% em relação aos três primeiros meses do ano, o que surpreendeu o mercado, que esperava alta de 0,3%. 

Ieda Vasconcelos explicou que este foi o oitavo trimestre consecutivo em que a economia brasileira registrou números positivos.  A indústria cresceu 0,9%%, o setor de serviços avançou 0,6% e a agropecuária recuou 0,9%, nesta mesma base de comparação. 

“Após a divulgação do desempenho econômico do período de abril a junho, as perspectivas para o PIB brasileiro em 2023 melhoraram. Diversos analistas e consultorias já projetam alta de 3% para o PIB neste ano, número superior ao projetado no início de janeiro (0,78%). Portanto, a atividade econômica nacional surpreendeu no primeiro semestre”, disse. 

A construção cresceu 0,7% de abril a junho deste ano, em relação ao primeiro trimestre de 2023. Ieda Vasconcelos destacou que os resultados do mercado de trabalho formal demonstram que, além da construção de edifícios e dos serviços especializados para construção, as obras de infraestrutura também estão contribuindo para o dinamismo do setor. 

“Em julho de 2023, conforme os dados do Ministério do Trabalho e Emprego, todos os três segmentos geraram novos postos de trabalho: a construção de edifícios gerou 8.119 novos empregos, o segmento de infraestrutura apresentou 7.279 novas vagas e os serviços especializados (demolição e preparação do terreno, instalações elétricas, hidráulicas e obras de acabamento) geraram 10.025 novas vagas”, contou Ieda.

Clique aqui e confira a live completa, disponível no Instagram da CBIC. 

 

A ação integra o projeto “Inteligência Setorial Estratégica”, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

The post Live CBIC Economia destaca as novas expectativas para a economia nacional appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.