Grupo CBIC Norte Nordeste avança e define próximas ações

O grupo CBIC Norte Nordeste se reuniu nesta quarta-feira (30/08), via plataforma Zoom, para tratar de importantes assuntos de interesse do setor da construção relacionados às duas regiões, como os da mudança na correção do FGTS; preservação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) enquanto funding habitacional e de saneamento; regulamentação do RET, entre outros.

Durante a reunião, os presentes foram atualizados pelo presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, sobre o andamento de importantes questões como o da correção do FGTS.

Correia informou que, juntamente com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), a entidade esteve no último dia 28/08, em Brasília, com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, para um diálogo sobre alternativas para garantir condições operacionais de manter o FGTS enquanto fonte financiadora de habitação de interesse social, saneamento básico, infraestrutura e mobilidade urbana no país. Barroso é relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5090 que questiona a manutenção da Taxa Referencial (TR) como índice de correção do FGTS, o que, segundo o autor da ação, traria prejuízo aos trabalhadores.

O presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS), Clausens Duarte, também informou que há um grupo técnico da CBIC empenhado em diagnosticar as causas e propor soluções para a baixa contratação com recursos do FGTS na Região Norte. Os representantes dos sindicatos da região se comprometeram a também colaborar com o trabalho.

Os vice-presidentes da CBIC, Guilherme Araújo Fortes, Região Nordeste (Sinduscon-PI), e Alexandre Landim (Sinduscon-BA), reforçaram a importância da participação de todos na Feira Construir Nordeste. O evento será realizado pelo Sinduscon-BA de 20 a 23/09, em Salvador, e contará com uma arena de conhecimento, onde serão tratados importantes assuntos como o do faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), com a participação de representantes da Caixa Econômica Federal.

Dentre os próximos passos do grupo, ficou definida uma ação conjunta da CBIC com as entidades locais junto aos governos dos estados para que o MCMV, faixa 1, possa impulsionar o mercado imobiliário nas duas regiões, bem como o compartilhamento das conquistas realizadas nos estados, como a do Programa Morar Bem, em Pernambuco.

Também participaram da reunião o vice-presidente Região Norte, Frank Souza (Sinduscon-AM); os vice-presidentes Betinha Nascimento (Sinduscon-PE), Alexandre Landim (Sinduscon-BA), Henrique Medina (Ademi-AM); Patriolino Dias de Sousa Teixeira e Silva (Sinduscon–CE) e Clerlanio Holanda (Sinduscon-RR), além de Wagner Breckenfeld (Sinduscon-JP), entre outros.

The post Grupo CBIC Norte Nordeste avança e define próximas ações appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.