CBIC participa de audiência com MDIC para retomada de estratégia BIM-BR

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) se reuniu, nesta terça-feira (29), com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e representantes de toda a cadeia do setor da construção para debater a retomada da disseminação da estratégia BIM-BR, sigla em inglês que se refere à Modelagem da Informação da Construção.

O encontro, conduzido pelo diretor de Desenvolvimento da Indústria de Bens de Consumo Não Duráveis e Semiduráveis do MDIC, Rafael Codeço, abriu espaço para levantar histórico de cada entidade a respeito do tema. A estratégia BIM-BR é definida pelo Decreto Nº 9.983, de 22 de agosto de 2019, como um conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de uma construção, em busca do uso de tecnologia integrada para a redução dos custos, o tempo de conclusão de obras e a contribuição com a descarbonização do setor.

O presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da CBIC, Dionyzio Klavdianos, destacou a importância da entidade durante o debate. Segundo ele, a CBIC teve papel relevante na disseminação do BIM no Brasil, por meio da publicação de literatura especializada, congregação de especialistas do tema trabalhando em projetos de aculturamento da inovação, na criação do BIM Fórum Brasil e na cooperação do decreto Decreto Nº9.377, de 17 de maio de 2018, assinado pelo presidente da época, Michel Temer. 

A entidade recebeu de forma positiva a retomada do programa e se comprometeu em contribuir com a pauta. “A CBIC se comprometeu a enviar sugestões para a reformulação do Decreto Nº 9.983, e está à disposição para todos os tipos de parcerias que viabilizem o BIM em concorrências públicas e em projetos da importância do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Minha Casa, Minha Vida (MCMV)”, apontou Klavdianos.

De acordo com o Ministério, as contribuições para a nova versão do programa devem ser encaminhadas pelas entidades até a próxima sexta-feira, 1º de setembro. 

O tema tem interface com o projeto “Inteligência e Estratégia para o Futuro da Construção”, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT/CBIC), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

The post CBIC participa de audiência com MDIC para retomada de estratégia BIM-BR appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.