Documento “CBIC: Motor da evolução da construção brasileira” já está disponível!

O novo Conselho de Administração da CBIC, gestão 2023-2026, foi empossado solenemente em 16/08. No mesmo dia, durante a primeira reunião comandada pelo presidente Renato Correia, na sede da CNI, em Brasília, foi lançado o relatório CBIC: Motor da evolução da construção brasileira 2014-2023, da gestão anterior, encabeçada por José Carlos Martins por três mandatos consecutivos.

No documento de 348 páginas constam relatos de nove anos de trabalho da CBIC, comandados por Martins. “Em 1º de julho de 2014, um grupo de pessoas empenhado em ajudar a construção e o Brasil assumiu a condução da CBIC, sucedendo a gestão marcante do amigo Paulo Safady Simão”, destaca, no capítulo “Tempo de Construir”.

O atual presidente do Conselho Consultivo da entidade ressalta que foram nove anos de muita efervescência, crise econômica, incidentes que afetavam a imagem do setor, turbulências políticas, impeachment, pandemia da covid-19 e guerra. Tempos desafiadores que somente um grupo coeso, determinado e competente poderia vencer.

“Ao longo desse período, o Brasil seguiu navegando de crise em crise, alternando voos de galinha com retração econômica na busca do desenvolvimento com inclusão social. Em diversos momentos, a trajetória econômica e política do Brasil se misturou à história da CBIC, comprovando o elo indissociável do nosso setor com o país. O setor da construção ofereceu grande contribuição nos momentos de avanço e foi o primeiro a sofrer durante os muitos e sucessivos baques, confirmando um paradigma histórico da CBIC: quando a construção vai bem, o Brasil vai bem”, afirmou.

Martins reforça que a construção é a indústria do bem-estar e da inclusão. “A despeito de todos esses desafios, trabalhamos duro para levar a construção – com todos os seus segmentos – para outro patamar. Avançamos muito, mas ainda menos do que precisamos avançar: para isso, foram fundamentais a união de todo o setor e um posicionamento firme perante os temas sensíveis da vida brasileira. Essa combinação, construída e consolidada nesse período, é o que nos colocará na posição que devemos e temos a responsabilidade de estar no futuro”, disse.

Martins lembra que ao iniciar a gestão, o Conselho de Administração adotou como paradigma o mote Brasil mais eficiente, um país mais justo. “Essa premissa, que jamais foi apenas um slogan, balizou todas as iniciativas que tomamos nesses nove anos em que a CBIC encampou uma pauta focada na sustentabilidade, na inovação e tecnologia, na qualificação profissional e melhoria do emprego, no planejamento urbano e perenidade dos programas habitacionais, nas concessões e parcerias público-privadas como vetor estratégico de investimento, no combate ao excesso de burocracia; na governança, transparência e livre concorrência para as empresas”.

Segundo o executivo, foram anos marcados por desafios, que enfrentamos de forma decidida; e oportunidades, que antevimos e atuamos para concretizar. Para além dos efeitos de sucessivos períodos de crise e recessão econômica – que ceifaram milhares de empregos e a renda de trabalhadores do setor.

O documento, disponível para download, apresenta um panorama do que a CBIC realizou de mais emblemático, das sementes que plantou e continuarão germinando o futuro do setor. Nele, os leitores podem conferir lutas que abriram janelas de oportunidade e estímulo para a modernização do setor e a indução de debates necessários para o país; homenagens e reconhecimento ao trabalho de importantes profissionais do setor e membros do Conselho de Administração da entidade.

O material está dividido em capítulos emocionantes sobre a contribuição da CBIC para o setor da construção, os trabalhadores, a sociedade e o país, que passam por assuntos ligados à Economia, Legislativo e Projetos Estruturantes, como pandemia da Covid-19, articulação institucional, representação internacional e ENIC, além das Seções Temáticas – Indústria Imobiliária e Habitação de Interesse Social Infraestrutura Inovação Jurídico Obras Industriais e Corporativas Relações Trabalhistas Responsabilidade Social Sustentabilidade – e da Comunicação da entidade.

“Um futuro construído no dia a dia e que, agora, será liderado por um novo grupo, a quem desejamos sucesso e grandes realizações”, destaca Martins.

Acesse e confira!

Boa leitura!

The post Documento “CBIC: Motor da evolução da construção brasileira” já está disponível! appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.