Mais de 1.200 pessoas participam do DNCS em Brusque

(Foto: Carina Machado)

Cidadania, saúde, lazer e informação são as palavras que sintetizam a grande confraternização realizada no município de Brusque (SC), com os trabalhadores da indústria da construção, seus familiares e toda comunidade que atendeu ao convite e participou da edição 2023 do Dia Nacional da Construção Social (DNCS). O evento foi realizado no Sesi Centro Esportivo, reunindo ações, serviços e sorteios de brindes de mais de 30 empresas e entidades parceiras. Foram registrados 2.950 atendimentos às mais de 1.200 pessoas que circularam no evento.

Com o tema “Construindo dias melhores. Juntos”, o evento foi realizado simultaneamente em diversas cidades do país. No Estado de Santa Catarina, Brusque foi o palco do maior evento de responsabilidade social do setor no Brasil. Idealizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o DNCS foi realizado por meio da parceria entre o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (Sinduscon); o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sintricomb); e o Serviço Social da Indústria (SESI).

“O momento é de agradecer a todos os trabalhadores da indústria da construção que fazem parte deste importante setor da nossa economia e que estão conosco hoje neste grande evento que trouxe tantas ações. Precisamos realizar mais momentos de confraternização como este, pois aqui podemos conhecer um pouco mais de cada um que está conosco na luta, no dia a dia. Fica também o agradecimento a toda equipe organizadora e aos parceiros, que nos auxiliaram na realização do DNCS 2023”, ressaltou o presidente do Sinduscon, Ralf Maschio.

Um grande time de apoiadores foi formado este ano para proporcionar ações de saúde, lazer e cidadania aos trabalhadores e comunidade. Corte de cabelo, aferição de pressão arterial e glicemia, avaliação odontológica, audiometria, massagem, oficina de chaveiros, cabine de fotos, simulador NR 35, oficina culinária, aulão de ritmos, circuito embriaguez, informações sobre CNH e trânsito, atividades recreativas com cama elástica, brinquedos infláveis, pintura facial e cabelo maluco, brechó, torneio de futebol e informações sobre financiamento de imóveis foram algumas das atividades realizadas durante o evento, que foi das 13h às 17h. Cerca de 150 pessoas fizeram parte das equipes que atuaram nos serviços, durante o evento.

O trabalhador da construção civil Idemar Ferreira participou do DNCS com a esposa Rosenilda e os três filhos, de 12 anos, 6 anos e 8 meses. Ele conta que sempre marcou presença nas edições anteriores do evento por ser importante para todos os trabalhadores e suas famílias. “Estávamos precisando de um evento assim para aproveitar os serviços e, principalmente, trazer as crianças para brincarem, pois tem bastante recreação para elas”, comentou.

Antônio Martins também levou a esposa e os filhos para o evento. “A cada ano o DNCS fica melhor. Participamos das outras edições e estávamos sentindo falta. Minha esposa aproveitou o brechó, meu filho jogou futebol e gostando muito dos serviços oferecidos”, revelou.

Fornos elétricos, bicicletas, jogos de toalhas, bolas de futebol, entre outros produtos, fizeram parte dos diversos brindes na edição deste ano. Tudo isso somado às ações e serviços, que foram possíveis por meio dos apoiadores do evento: Azambuja Mais, Proview, Irmãos Fischer SA, Sicredi, Elemento Zero, Fiel Limpeza, Mensageiro dos Sonhos, Brusnova, Banco Somos, Nova Central, Gevaerd Calçados, Otto Atacarejo, Fiesc, Unifebe, Instituto Embelleze, Laboratório Willrich, Central de Exames, Assistência Social Paróquia São Luís Gonzaga, Ótica Ferri, Somos, Senac, Sesi, Senai, Detran, Supermercados Carol, Embrast, Treep’s Salgadinhos, Instituto Mix, Vale das Toalhas e Central de Exames.

“O Dia Nacional da Construção Social foi criado justamente para confraternizarmos, termos um dia de lazer, e ficamos muito felizes com a grande participação e por reunirmos tantos apoiadores neste evento tão especial. Isso nos dá ânimo para voltarmos em 2024 com uma edição ainda melhor”, enfatizou o presidente do Sintricomb, Izaías Otaviano.

A gerente do Sesi/Senai, Silvana Meneghini, também enfatizou a grande confraternização que o DNCSl promoveu, com o apoio de tantas entidades e empresas, em uma união de forças com o propósito de enaltecer os trabalhadores da construção e do mobiliário de Brusque e região.

Homenagem 

O DNCS 2023 reservou ainda um momento de homenagem à família de Ademir José Pereira, presidente do Sinduscon que faleceu em 2020 e que foi um grande entusiasta do evento. Maria de Lourdes ‘Deca’, esposa de Ademir, e os filhos Jerusa e Jimmy receberam a homenagem. “É uma alegria participarmos deste evento hoje e vermos que ele está tendo continuidade, uma ação que o pai tinha tanto carinho e entusiasmo de organizar a cada ano. Muito obrigada pela lembrança a ele e pela homenagem”, disse Jerusa.

Confira as fotografias do DNCS 2023 no Flickr da CBIC.

O evento tem interface com o projeto “Responsabilidade Social na Indústria da Construção”, da Comissão de Responsabilidade Social (CRS/CBIC), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

(Com informações da entidade local)

The post Mais de 1.200 pessoas participam do DNCS em Brusque appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.