Taxa Selic sofre primeira redução desde 2020

O Comitê̂ de Política Monetária (Copom) reduziu, nesta quarta-feira (2), a taxa Selic em 0,50 ponto percentual, passando de 13,75% para 13,25% ao ano. A última redução aconteceu em agosto de 2020, quando passou de 2,25% para 2,0%. De acordo com a economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, a taxa de 13,75% foi o maior patamar desde o final de 2016. “A redução de 0,5 p.p. era aguardada por parte do mercado, mas a aposta maior era de uma queda de 0,25 p.p. Portanto, o Copom conseguiu surpreender grande parte dos analistas”, destacou.

Para a indústria da construção, a taxa de juros elevada foi apontada como principal problema, segundo pesquisa realizada com empresas do setor. Sondagem realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o apoio da CBIC, revelou que desde o terceiro trimestre de 2022 o principal desafio do setor é trabalhar com juros tão elevados.

“O início do ciclo de queda da taxa Selic é uma notícia muito positiva para todo o setor produtivo, que há muito padece com taxas tão elevadas. A indústria da construção tem sentido de forma amarga os efeitos dos juros altos e esperamos que esse processo de redução seja continuado para que os investimentos possam voltar a acontecer e gerar cada vez mais emprego e renda no país”, disse o presidente da CBIC, Renato Correia.

Acesse a íntegra do Informativo Econômico da CBIC sobre o assunto.

The post Taxa Selic sofre primeira redução desde 2020 appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.