Presidente da CPRT da CBIC aponta importância da capacitação no setor

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) conta com um novo representante para presidir a Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) durante a gestão 2023-2026. O arquiteto e urbanista e vice-presidente do Sindicato da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), Ricardo Dias Michelon, assume a presidência da Comissão para o triênio.

Ricardo Michelon apontou a industrialização do setor da construção e a necessidade de capacitação dos profissionais como uma das prioridades da sua gestão. Segundo ele, o setor tem uma característica importante em que, em muitos casos no Brasil, a construção ainda é muito local e, sendo local, acaba sendo muito artesanal.

“Nós precisamos trabalhar para desenvolver a industrialização, aumentar a mecanização, mas não podemos esquecer que a gente depende muito de pessoas. O grande ativo de uma indústria, no setor da construção, de uma empresa, são essas pessoas e, nesse sentido, a CPRT é muito estratégica. Os incrementos realizados nessa área vão ter reflexos muito relevantes para o setor como um todo”, afirmou.

Uma das características mais importantes do setor da construção no Brasil é a sua capacidade de geração de emprego, apontou. Michelon afirmou que a Comissão tem papel de desenvolver a força de trabalho, não só referente a capacitação, mas também na motivação dos profissionais da área, para que tenha uma mudança de paradigma e o setor alcance mais trabalhadores interessados na área, frisou Michelon. “Hoje temos vivenciado uma desmotivação da entrada de profissionais na indústria da construção. A industrialização e modernização dos processos podem mudar esse cenário”, disse.

A motivação é uma das formas para que a capacitação seja efetiva, disse. “Precisamos entender o perfil do trabalhador e olhá-lo profundamente para que essa motivação aconteça. Esse é o primeiro caminho para uma boa capacitação”, completou.

Outro ponto destacado pelo presidente da CPRT foi o papel da CBIC nas ações em saúde e segurança no trabalho. “A saúde e segurança no trabalho é essencial, é onde tudo começa. E o papel da CBIC é disseminar e promover informação e dar luz à importância dessas questões que são básicas”, destacou.

Para encerrar, Michelon apontou a relevância do setor para a sociedade. “Nós não podemos esquecer da responsabilidade que temos nas mãos e a relevância do nosso trabalho e da capacidade de atuação da construção. O setor contribui diretamente para a economia do país e os resultados são enormes”, concluiu.

The post Presidente da CPRT da CBIC aponta importância da capacitação no setor appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.