GANT/COMAT trata revisão da norma de coordenação modular para edificações

O Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (GANT) da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou reunião esta semana para apresentar os projetos de emendas das seguintes normas:

ABNT NBR 5674 Manutenção de edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção;

ABNT NBR 14037 Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações – Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos;

ABNT NBR 15575-1 Edificações habitacionais – Desempenho – Parte 1: Requisitos gerais;

ABNT NBR 16280 Reforma em edificações – Sistema de gestão de reformas – Requisitos.

De acordo com o engenheiro Fabrício Munhoz, responsável pela elaboração das emendas, o objetivo é promover inserções pontuais nos textos referentes à ABNT NBR 17170 “Edificações – Garantias – Prazos recomendados e diretrizes”. As emendas propostas devem entrar em consulta nacional nos próximos dias.

Outro tema em discussão foi a apresentação do texto-base preliminar do projeto de revisão da norma de coordenação modular para edificações, a ABNT NBR 15873. Publicada em 2010, a norma define os termos, o valor do módulo básico e os princípios da coordenação modular para edificações. A primeira reunião da Comissão para discutir o texto-base acontecerá na próxima sexta-feira, 30 de junho.

O líder do GANT, Lydio Bandeira, destacou a importância da participação nesta revisão e informou que o colegiado terá representantes na discussão.

Para acompanhar as alterações de normas técnicas do setor da construção, acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. O cadastro, gratuito, dá acesso às informações destas e de outras Normas ABNT.

O tema tem interface com o projeto “Inteligência e Estratégia para o Futuro da Construção”, da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT/CBIC), em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

The post GANT/COMAT trata revisão da norma de coordenação modular para edificações appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.