CPRT/CBIC promove Panorama Trabalhista 2023 no Ceará

Com o tema “Relações Trabalhistas e Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção”, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), realizou nesta quarta-feira (14), junto ao Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), o Seminário Técnico 2023. O evento contou com a correalização do Serviço Social da Indústria (SESI) e o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

O presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, Fernando Guedes, destacou durante o evento, temas como regulamentação, qualificação profissional, geração de emprego e bem-estar dos profissionais do setor. 

“Devemos lembrar que a mão de obra representa em torno de 53% do custo de uma obra de edificação, por isso a importância de a gente tratar as relações trabalhistas e a segurança no trabalho da forma como devem ser tratadas. O trabalhador é o nosso maior patrimônio. É da mão de obra que vem a qualidade dos produtos que oferecemos aos nossos clientes”, destacou. 

Ainda durante o evento, o médico e mestre em saúde e segurança do trabalho, Gustavo Nicolai, apresentou dados históricos de acidentes de trabalho na indústria da construção no Brasil. Durante o painel “Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção”, Nicolai abordou a importância do investimento em equipamentos de segurança e em ações preventivas de acidentes de trabalho, destacando a ferramenta de simulação de custos de acidentes e afastamentos, desenvolvida pela CBIC e SESI e que está à disposição gratuitamente no site da entidade

“Nos últimos 10 anos observa-se uma queda significativa no número de acidentes na indústria da construção formal e organizada, reflexo da adoção de medidas de proteção, o oposto ao alto número de acidentes ocasionados em obras informais, que não realizam os treinamentos necessários, nem a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPI). Cerca de 65% dos acidentes de trabalho no setor da construção civil acontecem em obras informais”, apontou.

O presidente do Sinduscon Ceará, Patriolino Dias de Sousa, ressaltou a importância do evento para os associados como uma oportunidade de debate sobre o tema. “Somente por meio desse diálogo colaborativo poderemos identificar soluções eficazes e implementar as melhores práticas que beneficiarão a indústria da construção e a economia cearense”, afirmou.

“A equipe da CBIC veio até aqui e trouxe a experiência vivenciada em outros estados do país. Agora, levam conhecimento do Ceará para todo o Brasil. Tivemos a oportunidade de tratar sobre relações trabalhistas, remuneração variável, prevenção de acidentes e a importância dos Sindicatos nas negociações e na representação das empresas. Nos alegramos em promover um momento como esse para os nossos associados e para o mercado”, corroborou o vice-presidente da área trabalhista do Sinduscon Ceará,  Marcelo Pordeus.

Já para o Superintendente Regional do Trabalho do Ceará, Carlos Pimentel de Matos Júnior, a questão do acidente de trabalho envolve toda a sociedade, não só os empregados, mas as empresas, patrões e poder público. “Trata-se de um tema atual e que não pode sair da discussão diária”, acrescentou.

O evento foi a última edição liderada pela gestão do presidente da CPRT/CBIC, Fernando Guedes. “Foi uma honra encerrar minha liderança à frente da CPRT podendo conduzir esse último evento, com debate tão relevante, em Fortaleza”, disse Guedes.  

Também participaram do debate a assessora Jurídica do Sinduscon-CE, Sylvia Vilar; o membro da CPRT/CBIC e do Sinduscon-CE, Fernando Pinto; o médico do trabalho do SESI-CE/FIEC, Alexandre de Lima Santos; a especialista de desenvolvimento industrial do SESI-DN, Migliane Réus de Mello; diretor do Sinduscon-CE e membro da CPRT do Sinduscon-CE, Paulo Jatahy; o diretor do escritório Cleto Gomes Advogados, Cleto Gomes; e a gerente executiva do Seconci-Brasil, Denise Noleto.

O tema tem interface com o projeto “Segurança e Saúde no Trabalho e Relações Trabalhistas na Indústria da Construção”, da Comissão de Políticas e Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).

(Com informações do Sinduscon-Ce) 

The post CPRT/CBIC promove Panorama Trabalhista 2023 no Ceará appeared first on CBIC – Câmara Brasileira da Industria da Construção.